Com milagres de Marcelo Grohe, Ponte Preta perde para o Grêmio e se complica no Brasileiro

0
1.085 views

A Ponte Preta continua se esforçando para não permanecer na elite do futebol brasileiro. Nesta quarta-feira, 08, a Macaca, com um a menos desde os 17 minutos do primeiro tempo, desperdiçou diversas oportunidades de balanças as redes, parou nas defesas de Marcelo Grohe e foi derrotada pelo Grêmio, por 1 a 0, com gol de Ramiro. O duelo, disputado no Estádio Moisés Lucarelli, foi válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Como era esperado, graças à situação delicada na tabela, a Ponte Preta começou a partida pressionando o adversário. Em quatro minutos, os campineiros tiveram chance de abrir o placar em duas oportunidades, ambas com Naldo. A primeira aconteceu depois de bela trama envolvendo Lucca, Sheik e Emerson. Em seguida, o camisa 9 construiu a jogada para finalização por cima do gol.

O primeiro ataque gremista aconteceu com onze minutos, quando Everton arriscou sem perigo ao gol de Aranha. Pouco depois, o centroavante Jael, em cabeçada de cima para baixo, quase inaugurou o marcador no Moisés Lucarelli, após cruzamento de Cristina.

O ponto chave da etapa inicial foi aos 17 minutos. Fernando Bob foi expulso – de forma direta – ao deixar o pé nas costas de Ramiro, em entrada violenta. Essa, aliás, foi a segunda expulsão do camisa 5 no Campeonato Brasileiro (a primeira havia sido diante do Santos, no empate em 1 a 1, em 12 de outubro).

Com um homem a mais, o Grêmio passou a explorar a velocidade de Everton. O atacante recebeu na meia esquerda, fintou a marcação e chutou forte para Aranha defender. Por fim, no lance mais emocionante do 1º tempo, Danilo Barcelos cobrou escanteio e a bola beijou a trave.

SEGUNDO TEMPO:

As duas equipes voltaram sem alterações. Assim como no princípio da partida, a Macaca começou no ataque. Lucca cruzou, Marcelo Grohe defendeu, mantendo a pelota viva na área. Depois, o volante Elton finalizou forte e o goleiro operou um milagre. No ataque seguinte, os comandados de Renato Gaúcho abriram o placar. Léo Moura cruzou e Ramiro, mesmo baixinho, subiu mais que Emerson para balançar as redes.

Os porto-alegrenses voltaram a finalizar aos 25 minutos. Everton, de novo, recebeu na ponta esquerda, cortou para dentro e chutou sobre o gol pontepretano. Três minutos depois, começou a blitz alvinegra. Rodrigo, em cobrança de falta, deu trabalho para Marcelo. O arqueiro gaúcho voltou a ser exigido em três lances consecutivos: num chute de fora da área e em duas cabeçadas de Léo Gamalho.

Aos 37, Lucca puxou contra-ataque pela esquerda, serviu Léo Gamalho que, de canhota, arrematou fraco. A Alvinegra ainda teve gás para pressionar no fim. Barcelos levantou e Lucca, sozinho, quase marcou de cabeça. Aos 46, o artilheiro da Ponte no Campeonato Brasileiro invadiu a área e concluiu. A bola explodiu em Grohe, que fez seis defesas difíceis no Majestoso.

Com a derrota, a Ponte Preta se mantém na 18ª posição, com 35 pontos, enquanto o Imortal permanece no G4, com 57. Na próxima rodada, a Macaca visita o Coritiba, no Couto Pereira, às 19h, no domingo. Um pouco mais cedo, às 17h, o Tricolor Gaúcho enfrenta o Vitória, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul – a partida foi transferida para o interior do Rio Grande do Sul por show do Coldplay, marcado para o dia anterior na Arena do Grêmio.

(Crônica de autoria de Lucas Rossafa)

FICHA DO JOGO

PONTE PRETA – Aranha; Emerson (Felipe Saraiva), Yago, Rodrigo e Jeferson; Fernando Bob, Naldo (Léo Artur), Elton (Léo Gamalho) e Danilo Barcelos; Emerson Sheik e Lucca. Técnico: Eduardo Baptista

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Léo Moura, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Olivera; Michel, Jailson (Fernandinho), Cristian e Ramiro; Everton e Jael (Beto da Silva e Leonardo). Técnico: Renato Gaúcho

Gols: Ramiro, aos 4’ do 2T

Público total: 6.226

Renda: R$ 55.930,00

Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)

Cartões amarelos: Lucca, Rodrigo, Elton e Danilo Barcelos (AAPP); Bressan, Marcelo Oliveira e Fernandinho (GFBPA)

Cartões vermelhos: Fernando Bob (AAPP)

Local: Estádio Moisés Lucarelli – Campinas/SP