Já não é novidade que a Ponte Preta tem a pior campanha como visitante no Campeonato Brasileiro entre as 20 equipes da Série A, mas um fato chama atenção nos duelos fora de Campinas. Tido como um dos principais jogadores da Macaca, Emerson Sheik participou de apenas 36% das viagens da equipe para outras cidades na competição.
Tomando por base os dados do portal Mapeia, a Ponte Preta atuou em 16 jogos como visitante e totalizou 13.622 km em deslocamentos pelo Brasil. Presente em apenas sete jogos fora do Majestoso, sendo que dois foram no estado de São Paulo, Sheik viajou 5.020 km com o elenco pontepretano. A viagem mais longa do atacante de 39 anos foi para Salvador – 2.022 km de distância de Campinas.
Lucca é o jogador da Macaca que mais viajou. Ele esteve presente em todos os jogos da equipe quando visitante e também acumula 13.622 km rodados no Brasileirão. O segundo atleta com mais quilômetros na bagagem é o goleiro Aranha. Ausente apenas na derrota para a Chapecoense, o arqueiro totaliza 12.665 km de viagem na atual temporada.
Dentro de campo, a plasticidade das jogadas de Sheik não são refletidos nos números. Em 23 jogos, marcou quatro gols e colaborou com uma assistência. Se esteve em campo em 74% das vitórias da equipe no Brasileirão, também esteve presente em 11 das 16 derrotas da equipe (68,7%). Vale destacar que Emerson esteve ausente em 10 jogos da equipe. Neste período: 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)