Sinônimo de regularidade, Ivan é o goleiro com mais defesas difíceis na Série B

0
1.600 views

Formado nas categorias de base da Ponte Preta, o goleiro Ivan subiu à equipe profissional da Macaca em 2017 inicialmente para compor elenco e ganhar experiência. Com os sérios problemas financeiros vividos pelo clube no início deste ano, o contrato do ídolo Aranha foi rescindindo, o prata da casa ganhou a posição de forma definitiva, fez bom Campeonato Paulista e se tornou o camisa 1 com maior número defesas difíceis na Série B do Campeonato Brasileiro.

Sinônimo de regularidade, Ivan já fez 17 defesas difíceis – média de mais de um milagre a cada partida da equipe campineira nas 12 rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. Em segundo lugar nas estatísticas está João Carlos, ex-Ponte e atualmente no CRB, com 15. Renan Rocha e Tadeu (13), Denis e Rodrigo Viana (12) completam a lista dos melhores. Os dados são do Footstats.

Vale ressaltar que, em duas das quatro vitórias pontepretanas na competição, o arqueiro foi decisivo para a conquista dos três pontos. A primeira foi logo na segunda rodada, quando fechou o gol e parou o ataque do Criciúma, no triunfo por 1 a 0, no Estádio Heriberto Hulse. Depois, na vitória por 2 a 0, sobre o Brasil de Pelotas, na 10ª rodada, Ivan foi novamente peça chave para que a Alvinegra chegasse ao terceiro resultado positivo longe de Campinas.

Mesmo nas derrotas, como nos confrontos com CRB e Sampaio Corrêa – revés responsável pela demissão de Doriva -, o camisa 1 teve destaque, salvou a Macaca em alguns momentos e evitou uma possível goleada. No empate em 1 a 1 com o CSA, teve uma de suas poucas falhas ao cometer pênalti de forma imprudente, mas se redimiu ao defender a cobrança de Niltinho.

Aos 20 anos, Ivan fez seu primeiro jogo como titular na estreia do Paulistão deste ano, quando fechou o gol, defendeu pênalti de Jadson e ajudou a Alvinegra bater o Corinthians – atual campeão estadual – por 1 a 0, no Pacaembu.

Com o goleiro à disposição, a Ponte Preta, na 13ª colocação com 15 pontos, volta a campo no próximo sábado, quando visita o Figueirense, às 18h, no Estádio Orlando Scarpelli.

(texto e reportagem: Eduardo Martins/foto: Fábio Leoni – Ponte Press)