O Brinco de Ouro da Princesa foi fator preponderante na campanha vitoriosa ao longo da Série A2 do Campeonato Paulista. Na Série B do Campeonato Brasileiro, porém, o Guarani perdeu força como mandante e amarga uma vitória nos últimos cinco jogos em Campinas.
Agora, pressionado por duas derrotas consecutivas para Figueirense e Paysandu, o Bugre busca reabilitação nos pontos corridos para voltar a sonhar com a aproximação do G4. E se a teoria for comprovada na prática, o time de Umberto Louzer tem grande possibilidade de sair vitorioso neste sábado.
Afinal, recebe o Brasil de Pelotas, dono do pior desempenho fora de casa entre os 20 participantes e que ainda não conseguiu triunfar longe do Rio Grande do Sul – são quatro empates (com Avaí, CRB, Oeste e Vila Nova) e quatro derrotas (Paysandu, Coritiba, Fortaleza e Atlético-GO).
Para o compromisso contra o Xavante, Louzer confirmou três alterações na base titular utilizada nas quatro rodadas anteriores. A primeira, por ordem de indisciplina, é no ataque: saída do suspenso Bruno Mendes para a entrada de Marcão, que faz sua estreia entre os iniciais.
Criticado por vacilos defensivos, Edson Silva foi sacado e dá lugar a Philipe Maja que joga ao lado de Éverton Alemão. A única dúvida do treinador diz respeito ao meio-campo. Com Denner fora por queda de rendimento, Rondinelly e Erik disputam a vaga.
Assim, o Bugre vai a campo com Oliveira; Kevin, Philipe Maia, Éverton Alemão e Pará; Willian Oliveira e Ricardinho; Matheus Oliveira, Rafael Longuine e Rondinelly (Eriik); Marcão.
Momentaneamente, o time campineiro ocupa a 12ª colocação com 23 pontos, cinco a mais do que o Brasil de Pelotas, primeiro integrante da zona de rebaixamento.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Rodrigo Villalba)