Embora Guarani e Londrina registrem poucos encontros entre si e tenham equilíbrio no retrospecto geral, as estatísticas apontam vantagem histórica a favor do Bugre em duelos disputados no norte paranaense.
Em quatro partidas, são duas vitórias campineiras, um empate e um triunfo do Tubarão. O último embate no Estádio do Café foi em 14 de novembro de 2017, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a corda no pescoço em razão na luta contra o rebaixamento, os comandados de Lisca foram derrotados por 1 a 0 com gol do atacante Artur, logo aos três minutos de partida, em falha do goleiro Leandro Santos.
As vitórias do Alviverde aconteceram num amistoso em maio de 1967 – com gols de Zé Roberto e Carlinhos – e em julho de 1978, ano do título brasileiro, pelo placar mínimo, com gol do lateral-esquerdo Miranda, eternizado na memória dos torcedores.
Manter o histórico favorável na cidade de Londrina é ponto chave para o Guarani engatar a segunda vitória consecutiva e se aproximar de vez do G4. Atualmente, os comandados de Umberto Louzer ocupam a nona colocação com 26 pontos, três a menos em relação ao Figueirense, primeiro integrante do grupo de acesso.
Se o time campineiro conquistar o resultado positivo na sexta-feira, a partir das 19h15, supera os números alcançados com Oswaldo Alvarez, no primeiro turno de 2017, em um ponto. Depois de assumir a liderança na metade inicial da competição, a equipe caiu de rendimento e fechou as 19 primeiras rodadas com 28, na sexta colocação, com oito vitórias, quatro empates e sete derrotas.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Rafael Fernandes – Guarani Press)