A rivalidade entre Ponte Preta e Guarani é uma das principais do Brasil. Em se tratando de uma modalidade dinâmica, o futebol transforma planos profissionais em questão de minutos, o que permite um comandante trabalhar em vários clubes na carreira.
Oficializado no final de semana pela Macaca, Marcelo Chamusca, aliás, o 31º treinador a passar pelo Moisés Lucarelli e Brinco de Ouro da Princesa. No Bugre, o baiano de 51 anos foi contratado para tirar o time da Série C do Campeonato Brasileiro em 2016. Com direito ao vice-campeonato, após derrota para o Boa Esporte, conseguiu superar o ASA, de Arapiraca, nas quartas de final, e retornou à segunda divisão depois de cinco anos. No lado verde de Campinas, foram 24 jogos, 13 vitórias, seis empates, cinco derrotas e aproveitamento de 62,5%. Agora, no Majestoso, tem 14 compromissos oficiais para levar o time ao acesso na Série B do Campeonato Brasileiro.
A história de Marcelo Chamusca se confunde com a de treinadores históricos e com grande popularidade por aqui. Conhecido como “Senhor dos Dérbis”, Oswaldo Alvarez, o Vadão, tem forte identificação com os dois lados da cidade. Além da invencibilidade nos clássicos, teve trajetória de sucesso em ambos, inclusive com direito a vice-campeonato paulista pelo Guarani em 2012.
Prestigiados no cenário nacional, Vanderlei Luxemburgo teve passagem meteórica em solo campineiro. Passou pelo Alviverde, em seguida na Alvinegra, até rumar ao Palmeiras, onde tornou-se ídolo e alcançou títulos memoráveis. Abel Braga, na área técnica da Ponte Preta, ganhou notoriedade após salvar o clube no Campeonato Brasileiro de 2003 – na época, foi o principal pilar para superar a histórica crise financeira e assegurar a permanência. Por outro lado, comandou o Bugre só em cinco jogos de 1997. A curiosidade é que a dupla, no momento, estão livres no mercado.
A lista ainda também nomes como Cilinho, Zé Duarte, Pintado, Jair Picerni, Estevam Soares, Givanildo Oliveira, Geninho, Pedro Rocha, Pepe, Flamarion Nunes, Carlos Gainete, Vagner Benazzi, Milton dos Santos, Jair Rosa Pinto, Zetti, Rubens Minelli, Luiz Carlos Ferreira, Carbone, Fito Neves, entre outros.
CONFIRA A LISTA COMPLETA:
- Zé Duarte
- Cilinho
- Abel Braga
- Oswaldo Alvarez
- Zetti
- Pintado
- Jair Picerni
- Carbone
- Estevam Soares
- Milton dos Santos
- Geninho
- Pepe
- Flamarion Nunes
- Pelegrino Beluomini
- Moacir de Moraes
- Jair Rosa Pinto
- Armando Renganeschi
- Francisco Sarno
- Rubens Minelli
- Luiz Carlos Ferreira
- Fito Neves
- Paulo Leão
- Carlos Gainete
- Givanildo Oliveira
- Vagner Benazzi
- Elba de Pádua Lima (Tim)
- Vanderlei Luxemburgo
- Nelsinho Baptista
- Pedro Rocha
- Jim Lopes
- Marcelo Chamusca
(texto e reportagem: Lucas Rossafa)