CRB e Guarani fizeram uma partida sofrível tecnicamente e não saíram do empate em 1 a 1 no Estádio Rei Pelé, em duelo válido pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Neto Baiano abriu o placar para os mandantes em cobrança de pênalti, mas Bruno Mendes empatou.
Com a igualdade, o Bugre sobe, momentaneamente, à sexta colocação com 38 pontos, mas espera o desfecho da rodada para saber a real situação na tabela e a distância para o grupo de acesso. O Galo, por sua vez, se mantém em 15º com 29, um a mais em relação à zona de rebaixamento.
O Alviverde volta a campo na próxima quinta-feira, quando recebe o Juventude, às 21h, no Brinco de Ouro da Princesa. O time de Maceió visita o Brasil de Pelotas, no sábado que vem, 15, às 16h30, no Estádio Bento Freitas.
PRIMEIRO TEMPO:
O desgaste físico obrigou Umberto Louzer a promover três mudanças em relação à derrota para o Goiás. O zagueiro Fabrício Dornellas acabou vetado pelo Departamento Médico com problemas musculares, enquanto Rafael Longuine e Bruno Mendes, titulares absolutos, começaram no banco de reservas.
Com formação mais defensiva e três volantes de contenção, a estratégia do treinador na etapa inicial foi clara. Tirar a velocidade do adversário, linhas próximas para anular o setor de criação alagoano e explorar os contra ataques. Se Agenor não precisou fazer nenhum milagre e tomou poucos sustos, em duelo de muita pegada no meio-campo, faltou rapidez e eficiência para os bugrinos encaixarem golpes com a defesa desprotegida.
No ataque, o time de Campinas inexistiu, errou passes bobos no meio e teve pouquíssima mobilidade com Rondinelly, Matheus Oliveira e Marcão. No geral, chegou em cabeçada despretensiosa de Edson Silva e cobrança de falta de Pará, ambas longe da meta.
SEGUNDO TEMPO:
Oito minutos foram suficientes para que o Guarani produzisse conseguisse produzir bem mais do que no primeiro tempo. Rondinelly aproveitou cruzamento da direita, apareceu entre os zagueiros e testou na trave. Pouco depois, Ricardinho arriscou de fora de área para boa defesa de João Carlos.
Entretanto, Edson Silva voltou a aparecer e a prejudicar o Alviverde. O beque, reassumindo a titularidade ao lado de Philipe Maia, derrubou Iago dentro da área e o árbitro não titubeou para apontar a marca da cal. Na cobrança de pênalti, Neto Baiano deslocou Agenor e inaugurou o marcador no Estádio Rei Pelé.
Com a necessidade de reverter a desvantagem, Umberto Louzer resolveu acionar Rafael Longuine e Bruno Mendes, antes poupados, para buscar, ao menos, um ponto. Com cinco minutos em campo, o centroavante recebeu cruzamento de Pará, se antecipou ao zagueiro e desviou de canhota para deixar tudo igual.
Nos suspiros finais, o CRB tentou ensaiar uma pressão, mas sem sucesso.
FICHA TÉCNICA: CRB 1 x 1 GUARANI
CRB – João Carlos; Diogo Mateus, Everton Sena, Wellington Carvalho e Rafael Carioca; Claudinei, Luiz Otávio e Diego Rosa (Renan Oliveira); Iago (Elias), Willians Santana (Leílson) e Neto Baiano. Técnico: Doriva
GUARANI – Agenor; Kevin, Philipe Maia, Edson Silva e Pará; Willian Oliveira, Ricardinho e Fabrício; Matheus Oliveira (Bruno Xavier) e Rondinelly (Rafael Longuine); Marcão (Bruno Mendes). Técnico: Umberto Louzer
Gols: Neto Baiano, aos 18 min do 2T e Bruno Mendes, aos 33 min do 2T
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Cartões amarelos: Everton Sena, Wellington Carvalho, Rena e Neto Baiano (CRB); Ricardinho, Marcão e Bruno Xavier (GUA)
Local: Estádio Rei Pelé – Maceió/AL
(crônica: Lucas Rossafa/foto: Douglas Araújo – CRB)