Osmar Loss conquistou a liberdade no Guarani. Vencer o São Caetano por 2 a 1 e chegar aos 13 pontos assegurou a permanência do Alviverde na Série A-1 do Paulistão em 2020 e abriu espaço para que receba propostas sem temor por crise de consciência por deixar o time na mão.
A CBF e a Seleção Sub-20 é uma possibilidade. De modo maduro e sereno, ele comentou sobre esta possibilidade na entrevista coletiva após a partida. “Não houve contato nenhum de fato. Já fui questionado por milhões de mensagens no celular. Fico feliz de ser lembrado, significa que deixei uma marca no futebol da base. Fico lisonjeado de ser lembrado. É uma coisa a se avaliar. Quando e se for concreto, vamos pensar. Estou feliz no Guarani”, ratificou.
Não ficarei surpreso se for embora. Sua trajetória em categorias de base é sólida. Agora, espanta-me o clima de ódio espalhado na torcida do Guarani. Uma parte relevante quer a cabeça de Loss. Motivo principal: a eliminação para o Avenida na Copa do Brasil. Ninguém ignora o fato que sua estratégia nos 15 minutos finais pagou um preço alto. Pode e deve ser criticado. Poderia fazer melhor.
Seria de bom grado recordar que no Paulistão, Loss já somou em oito jogos o que o Alviverde não acumulou em 19 partidas na sua última participação na competição, em 2013. Não existe mérito? Sim, existe mérito dele. Total.
otal.
Vou além: é fácil pedir para trocar, arrebentar tudo e achar que um novo técnico dará conta do recado. Será? Independente do nome, será que os torcedores esquecem da estrutura paupérrima do Guarani? Esqueceram da utilização de um trabalho de médio e longo prazo para dar frutos? Desde meados da década de 1980, o Guarani não começa e termina o ano com o mesmo treinador. Brasil de Pelotas, Chapecoense, Corinthians, Internacional, Botafogo…Poderia citar inúmeros exemplos de times que deram tempo de trabalho ao treinador e colheram frutos. No Guarani, não. A torcida e diretoria parecem querem brincar de auto sabotagem.
Sem contar que no Paulistão na classificação o Guarani é o quarto colocado. Repito: quarto. Está atrás de Santos, Red Bull e Palmeiras. Do quinto colocado para baixo, quem está com melhor rendimento que o Guarani? Corinthians? Novorizontino? Oeste? Ituano? Verdade nua e crua é que o campeonato é nivelado por baixo e Osmar Loss conseguiu dar o mínimo padrão de jogo para equipe. Você não acha? Faça uma comparação com os outros e verá que não é delírio.
É preciso parar com paranoia e olhar em volta. Assim poderemos detectar os defeitos reais do Guarani e suas virtudes. Querer derrubar tudo não leva a lugar nenhum. (análise feita por Elias Aredes Junior)