Ponte Preta: não é hora para desespero. O Mundo não acabou. Por Jota Jorge

0
1.327 views

Amigo do esporte,

Duas derrotas foram suficientes para abalar o ambiente pelos lados do Majestoso. Ouço e leio muitas críticas ao time após duas derrotas que, no meu modo de pensar, podem ser consideradas normais.

Claro que uma derrota nunca é bom. Evidente que o torcedor não aceita nunca derrotas como normais. Ainda mais nas circunstâncias que ocorreram. O time vencia nas duas oportunidades e permitiu a virada. Um indício de que talvez o lado emocional tenha sido abalado. E com isso o preparo físico tenha caído de rendimento. O próprio treinador Jorginho admitiu que a derrota para o Bragantino mexeu com o psicológico do time.

Na verdade, se analisarmos friamente essa duas derrotas, podemos entender que são possíveis. Perder para o líder Bragantino, que recebeu um considerável aporte financeiro e que foi abraçado pelo torcedor, em Bragança não pode ser considerado um res ultado desastroso. O mesmo se pode dizer com relação a derrota para o Vitória. Perder para o rubro negro baiano no Barradão também não pode ser levado para o lado do desastre. O Vitória é time de série A. Sofre com má administração, mas tem camisa, tem torcida, tem história. Enfim, o Vitória está na série B e não é de série B.

Jorginho agora, terá que fazer um trabalho muito mais psicológico do que físico. Precisa incutir na cabeça de seu elenco que a Ponte ocupa o oitavo lugar na décima segunda rodada de um campeonato que tem trinta e oito, e que o fato de em duas rodadas o time despencar da vice-liderança para o oitavo lugar pouco importa neste momento.

A diferença para o G4 é de dois pontos. Está tudo muito embolado. Não tem nada definido. Penso que o único time que deve ser considerado favorito ao acesso é o Bragantino. Por sua estrutura, por ter sido abraçado pelo torcedor, pela visão que tem do futebol moderno.

Ainda assim, não dá pra cravar nada. Não vejo necessidade da Ponte Preta figurar obrigatoriamente no G4 até o final do campeonato. Todos oscilam. Temos muitos exemplos. E olhe que atingimos um terço ainda da série B. O Paraná começou muito mal e hoje é o vice-líder. O Sport também.

O próprio Vitória inicia uma reação, que era mais do que esperada. Sinceramente, não vejo motivo para preocupação. Claro que os próximos compromissos serão fundamentais para a recuperação. América MG e São Bento não estão no mesmo nível de Bragantino e Vitória. São adversários que, obrigatoriamente, têm que ser venc idos.

Diante desse quadro, a Ponte deverá retornar ao G4 ao final das próximas duas rodadas. E tudo voltará ao normal. Agora, um tropeço contra um desses frágeis adversários, não será digerido com facilidade pelo torcedor. Por isso, Ponte Preta, esqueça o passado e bola pra frente. Vitória ou vitória nos próximos dois compromissos. Senão serei obrigado a dizer; ” Passar Bem ” !!!

(artigo de autoria de Jota Jorge- Especial para o Só Dérbi: e-mail: jotajorgecbn@bol.com.br)