Apertou? Chama o paraguaio. Samudio foi decisivo e ajudou o Guarani a somar três pontos na Série B do Brasileirão e, consequentemente, manter sua vantagem sobre os demais times na competição. O atacante marcou aos 32 minutos do segundo tempo e foi o artilheiro na vitória por 1 a 0, contra o Goiás, no Brinco de Ouro, pela 13ª rodada. O time comandado por Vadão soma agora 25 pontos e enfrenta o América-MG, sábado, fora de casa.
O momento mais emocionante da noite foi quando o árbitro catarinense Rodrigo Alonso Ferreira decretou um minuto de silêncio em homenagem ao empresário e ex-presidente do Conselho Deliberativo, Toninho Oliveira, assassinado em seu restaurante na última semana. O repórter Eduardo Luiz, o Ligeirinho, também teve sua memória honrada.
PRIMEIRO TEMPO
Consciente da qualidade do adversário, o Guarani buscou atacar com cautela para não ceder espaços ao rápido time do Goiás. Willian Rocha ocupou a vaga de Genilson para parar o atacante Tiago Luís nas jogadas de infiltrações. E o rendimento da equipe foi convincente no primeiro tempo, tanto que o goleiro Marcelo Rangel foi exigido em pelo menos três oportunidades.
A primeira jogada perigosa foi puxada por Bruno Nazário. Ele tabelou com Lenon na direita e cruzou na medida para Samudio exigir a primeira defesa do arqueiro esmeraldino. Marcelo Rangel voltaria a trabalhar na cobrança de falta de Fumagalli. O camisa 10 do Bugre bateu de chape por fora da barreira e parou na ponte do goleiro adversário. Por fim, a grande oportunidade surgiu novamente dos pés de Samudio. No contra-ataque, ele recebeu na diagonal na entrada da área e bateu cruzado novamente para uma boa defesa de Rangel.
O Goiás também apresentou momentos de perigo. Tentou explorar a subida dos laterais, mas não ofereceu grandes ricos ao goleiro Leandro Santos. O grande momento do time visitante nos primeiros 45 minutos foi com Jean Carlos. O camisa 10 do Goiás recebeu de Willians na intermediária e arriscou de longe. A bola explodiu no travessão do Bugre e ligou o sinal de alerta antes do intervalo.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou mais favorável ao time do Goiás. O Guarani passou a errar mais passes e a presença do centroavante Gustavo na grande área de Leandro Santos fez o goleiro do time da casa trabalhar em pelo menos duas oportunidades. Para dar mais velocidade e variação ao Bugre, Vadão promoveu as entradas de Luiz Fernando, Juninho e Richarlyson. Mesmo com o jogo equilibrado, Luiz Fernando desperdiçou uma grande chance aos 20 minutos. Ele recebeu sozinho na marca do pênalti, mas isolou.
A pressão do Guarani foi aumentando e o time, empurrado pela torcida, chegou ao gol. Aos 32 minutos, após jogada de Luiz Fernando, o meia cruzou para Braian Samudio se desvencilhar da marcação e tocar de cabeça no canto de Marcelo Rangel. Quarto gol do paraguaio na Série B e Bugre em vantagem no Brinco: 1 a 0.
(texto de Júlio Nascimento/foto: GuaraniPress)
FICHA TÉCNICA
GUARANI – Leandro Santos; Lenon, Willian Rocha, Diego Jussani e Salomão; Auremir e Evandro (Richarlyson); Bruno Nazário, Fumagalli (Luiz Fernando) e Samudio; Caíque (Juninho). Técnico: Vadão
GOIÁS – Marcelo Rangel; Pedro Bambu, Matheus Ferraz, Alex Alves e Carlinhos; Willians (Elyeser), Victor Bolt, Jean Carlos e Carlos Eduardo; Michael (Andrezinho) e Tiago Luís (Gustavo). Técnico: Silvio Criciúma
Gol: Samudio aos 32 minutos do segundo tempo
Árbitro: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Bruno Nazário (Guarani); Willians, Pedro Bambu e Victor Bolt (Goiás)
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas
Público: 5.123
Renda: R$ 79.799,00