A nova missão de Fumagalli: tirar o Guarani do período medieval e colocá-lo no Século 21

0
1.406 views

Fumagalli busca licenciamento de treinador. Ótima noticia. Primeiro porque é um ídolo e tem influência dentro da torcida e no ambiente do clube. Também porque quebra um paradigma consagrado dentro do futebol: que basta ter “entrado nas quatro linhas” e ter “chupado laranja” que tudo está certo.

Não está. Quando era jogador, Fumagalli assistia aos jogos dos adversários, estudava suas características e buscava seus pontos fracos. Apesar da reta final de sua carreira não ter sido no ritmo desejado, certamente utilizou esse cabedal de informações para contemplar seus companheiros. Mostra disposição de aplicar tal conceito na sua nova etapa de vida. Ou seja, estudo e aprimoramento como prioridades.

Fumagalli com diploma de formação de técnico e posteriormente com cursos de gestão pode ajudar a tirar a cadeira cativa de quem ajudou no gramado, é verdade, mas nunca fez um esforço sequer para incluir a educação como seu mantra de conduta profissional.

O futebol é complexo, diferente, cheio de nuances e focado no profissionalismo. Venda de ingressos, cotas de televisão, setor de medicina e fisioterapia de alta tecnologia, Centro de Treinamento para profissionais e categorias…são diversos os fatores que constroem um time vencedor na atualidade. Sem educação, atualização, informação e reflexão não há como triunfar.

Por ser inteligente e capacitado, Fumagalli pode ser a mola mestra para tirar as mentes do Guarani do período medieval e colocá-lo de verdade no Século 21.

Se aproveitar este curso para ampliar seus horizontes e no futuro auxiliar o Guarani com novas metodologias no gramado ou nos gabinetes não há dúvida: o outrora camisa 10 terá marcado o principal gol de sua vida.

(análise feita por Elias Aredes Junior)