Com 37 pontos e na quinta colocação e a dois para entrar no grupo de classificação. O Guarani hoje é postulante sério ao acesso. Uma explicação tem relação com jogadores do quilate de Rafael Longuine, Matheus Oliveira e até o atacante Bruno Mendes, capazes de preocuparem as defesas adversárias. Arrumar a marcação do sistema defensivo, cujo crescimento notório ocorreu após a chegada de Fabrício, experiente e com posicionamento, destrincha boa parte do mistério.
Os pontos positivos são refletidos nas estimativas do matemático Tristão Garcia, que coloca o Alviverde com 35% de chance. Um patamar que deve melhorar caso ocorra uma vitória diante do Goiás.
Pela conjuntura colocada, faz bem a diretoria de futebol buscar até o dia 10 de setembro, a contratação de um lateral-esquerdo. O favorito é Romário, integrante do elenco do Ceará em 2017.
Um fato é inequívoco: Pará e Marcílio decepcionam. São presas fáceis no setor defensivo e não fazem nada de diferente no ataque. É preciso fechar o último gargalo para estabilizar a defesa sem sustos no horizonte.
Detalhe: a contratação de um novo lateral-esquerdo não vai melhorar no geral a qualidade técnica do elenco. Não é dos sonhos, mas é suficiente para buscar a quarta posição. Com Umberto Louzer no banco de reservas. Que muitos queriam fora. E hoje parece ser o mais talhado para a missão.
Como o mundo dá voltas…
(análise feita por Elias Aredes Junior)