Análise: início da Série A2 demonstra acerto do Guarani na escolha do goleiro. Brígido é o melhor desde Emerson

2
1.471 views

O Guarani inciou a Série A2 conquistando 9 pontos de 15 possíveis. Boas atuações ofensivas dentro de casa e algumas correções defensivas que serão necessárias. Mas os problemas da defesa fizeram se destacar um nome em especial: Bruno Brígido.

O goleiro, emprestado pelo Coritiba, chegou sob desconfiança de todos. Foi elogiado pelo ex-bugrino Douglas, mas ainda não tinha sido colocado a prova na carreira. Reserva do ídolo Wilson no Coxa por muito tempo e uma passagem meteórica pelo futebol paulista no XV de Piracicaba.

Brígido chegou junto ao falecido Wallace e se destacou na pré-temporada durante os treinos em Valinhos. Foi recomendado pelo treinador de goleiros Narciso a iniciar a Série A2 como titular, o que não foi possível devido a um problema de inscrição. Passarelli atuou contra o Oeste e não comprometeu.

Depois, Brígido assumiu a meta e engatou uma série de grandes defesas. Demonstrou agilidade, confiança por dar poucos rebotes e sabe se virar com os pés. Acompanho o Guarani diariamente e percebo um cara sério. “É concentrado até demais”, sempre brincam os companheiros.

A escolha de Brígido foi acertada. O Guarani sofre com goleiros desde Emerson. Tentou Renan, ex-jogador de Corinthians e Seleção Brasileira, mas não deu certo. Do Corinthians também veio Rafael Santos e a mesma frustração. Algo semelhante ao que ocorreu com Vagner, Neneca, Henal, Leandro Santos e Ciarelli.

Desde 2013, após a saída de Emerson, dois nomes conseguiram certo destaque, mas por período curto. Wanderson Tigrão e o jovem Pegorari – destaco sua saída como um erro de gestão do clube e da carreira do atleta.

A diretoria do Guarani já confirmou que buscará um novo goleiro por ainda não querer dar grandes responsabilidades ao novato Passarelli. Acho que é uma escolha equivocada de mercado, mas discutível mediante a uma possível classificação para o mata-mata e pela pressão que será a Série B. Acredito, porém, que os esforços deveriam ser concentrados em acordar com o Coritiba a permanência de Brígido até o final do ano.

Se todo bom time começa com um bom goleiro, o Guarani encontrou um ótimo.

(análise de Júlio Nascimento/foto: GuaraniPress)