Acompanho na manhã de segunda-feira, dia 04, a repercussão na imprensa gaúcha sobre a vitória gremista por 2 a 0. No meio do noticiário, uma nota chamou minha atenção. A realização de um encontro do Conselho Deliberativo do Internacional e que teria transmissão ao vivo pelo site oficial do clube. Isso mesmo que você leu: tudo que for discutido pelos conselheiros poderá ser acompanhado por todos, desde o sócio ao torcedor anônimo.
Lembrei da Ponte Preta. As reuniões do Conselho Deliberativo são autenticas caixas pretas. A imprensa não tem entrada liberada e por vezes ficamos reféns de diversas versões fantasiosas.
Por que não copiar aquilo que faz o Internacional? O que impede a reunião do dia 11 de novembro ser transmitida ao vivo pela página oficial da Ponte Preta no Facebook e também no site oficial?
Seria algo salutar para todos. A transmissão ao vivo acarretaria em transparência automática. Para começar, você exterminaria o argumento de que torcedores querem entrar a todo custo no salão nobre. Um celular ou laptop bastaria. E bem longe do estádio, o que forneceria segurança para todos.
Transmissão ao vivo faria com que todos os conselheiros tivessem um posicionamento. Não haveria chance de enrolar. Sim ou não. Contra ou a favor.
E mais: seja situação ou oposição, quem quisesse fazer alguma manobra pensaria duas vezes. Afinal, não seria difícil entrar para a galeria de vilões das arquibancadas.
A internet tem vários defeitos. Mas suas qualidades não podem ser desprezadas. Transmitir ao vivo a reunião do Conselho Deliberativo seria antes de tudo um ato de cidadania. Não dá para desprezar.
(Elias Aredes Junior)