A vitória da Ponte Preta diante do Figueirense, por 2 a 0, no Orlando Scarpelli, marcou o retorno de Marciel. Ausente por mais de um mês muito em virtude de lesão no tornozelo, o jogador de 23 anos voltou a ser relacionado pelo técnico João Brigatti ao ser liberado pelo Departamento Médico e substituiu o amarelado João Vitor aos 19 minutos do segundo tempo.
A última participação do polivalente havia sido em 19 de maio, na derrota para o Atlético-GO, em Bragança Paulista. Nesse período, foi opção no banco de reservas quatro vezes e ficou no estaleiro durante duas rodadas. O atleta conseguiu cumprir com excelência o que foi pedido por João Brigatti: manter a pegada no meio-campo e evitar o ímpeto ofensivo do Figueirense.
A atuação, embora breve, rendeu elogios do treinador em entrevista coletiva. “Ele (Marciel) é excelente jogador. Tem que colocar na cabeça que tem capacidade para jogar fora do país. Possui sabedoria e qualidade para isso, entrou e ajudou bastante a equipe. Trata-se de uma peça importante para a sequência da temporada”, avaliou.
Emprestado pelo Corinthians até o encerramento da Série B do Campeonato Brasileiro, o lateral-esquerdo/volante soma 28 partidas e dois gols marcados. O primeiro foi, de cabeça, contra o São Bento, pela fase de grupos do Campeonato Paulista. Depois, fez de pênalti no Mirassol na decisão do Troféu do Interior.
Apesar de estar apto para jogar, a tendência é que Marciel comece a partida diante do Fortaleza, no próximo domingo, 8 de julho, no Moisés Lucarelli, entre os suplentes. Livre de suspensão, Orinho deve ser titular na lateral-esquerda, enquanto André Castro luta para voltar ao meio-campo e disputa vaga com Nathan e João Vitor.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Fábio Leoni – Ponte Press)