Leonardo Fagundes vai desembarcar para ser preparador físico do Guarani. Por uma distorção de cobertura de nós, jornalistas, a respeito do foco apenas no treinador, muitas vezes esquecemos da composição do restante da Comissão Técnica. Com bons trabalhos no América Mineiro e na Ferroviária, o jovem profissional traz um currículo invejável.
Formado em Educação Física e Fisioterapia e pós-graduado em Treinamento Esportivo e Fisiologia do Exercício, teve como uma de suas conquistas profissionais o trabalho na seleção brasileira sub-20. Ou seja, o Alviverde traz um profissional gabaritado para um campeonato de longa duração.
Só que seria de bom grado não criar expectativas. Não sabemos se por erro de metodologia ou por falta de estrutura, o trabalho feito por André Galbi não surtiu o efeito desejado. As criticas internas foram inevitáveis.
Mas seria loucura exigir que em 26 dias, o novo profissional transforme o elenco bugrino em potencia de força e velocidade. Será algo paulatino e em médio prazo. Infelizmente, a base fornecida pela pré-temporada foi perdida. Sem contar que receberá atletas de várias partes do país e em condições físicas heterogêneas.
Convenhamos: uma missão espinhosa. Mas as informações e trabalhos recentes demonstram que Leonardo Fagundes é talhado para a missão.
(Elias Aredes Junior)