A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta quinta-feira, dia 03, o calendário do futebol brasileiro para 2020 e estipulou que os campeonatos estaduais vão começar a partir do dia 22 de janeiro.
Após o encerramento da Série B do Brasileirão, no dia 30 de novembro, tanto Guarani como a Ponte Preta terão 52 dias de preparação e planejamento antes da retomada do futebol profissional.
Excetuando-se os jogos da Copa do Brasil e do torneio do Interior, tanto Ponte Preta como Guarani já têm assegurados 50 partidas em 2020, que são as 12 da fase eliminatória do Paulistão e as 38 rodadas da Série B.
A entidade definiu que não haverá jogos do Brasileirão nas datas Fifa e também não ocorrerá paralisação devido a Copa América marcada para o período de 12 de junho a 12 de julho. Com isso, os clubes perdem a chance de fazer ajustes nos seus elencos. Neste ano, a folga teve efeito diferente para os dois clubes campineiros.
No Guarani, a reação só aconteceu após a retomada da Série B e com a ascensão de Thiago Carpini como técnico. Na Ponte Preta, a equipe terminou com 15 pontos nas oito partidas disputadas antes da competição da Conmebol e na quarta posição.
(Elias Aredes Junior)