De forma surpreendente, a Ponte Preta anunciou a contratação do técnico Marcelo Chamusca para a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a Macaca passando por momento instável, o treinador chega a Campinas com a missão de conquistar aproveitamento superior ao que teve no Ceará na temporada passada, quando levou o clube de volta a elite do futebol brasileiro.
De acordo com o matemático Tristão Garcia, o número mágico para conseguir o acesso nesta temporada é 61 pontos. Portanto, Chamusca terá que conseguir, ao menos, 27 pontos nas próximas 14 rodadas, com aproveitamento de cerca de 64,2%.
Se comparado com os números das equipes que ficaram na quarta colocação nas últimas dez edições da Série B, a pontuação necessária para o acesso é entre 63 e 64 pontos. Desta forma, a Macaca precisaria de 29 ou 30 pontos até o final de novembro e desempenho variante entre 69% e 71,4%.
Vale lembrar que, na temporada passada, quando o treinador levou o Vovô de volta ao Brasileirão, Chamusca assumiu o comando da equipe na décima rodada e, em 29 jogos, conquistou 50 pontos de 87 disputados, com 14 vitórias, sete empates e oito derrotas.
TABELA DA PONTE PRETA ATÉ O FIM DA SÉRIE B:
25ª rodada:
Atlético-GO x Ponte Preta
26ª rodada:
Ponte Preta x Sampaio Corrêa
27ª rodada:
Oeste x Ponte Preta
28ª rodada:
Goiás x Ponte Preta
29ª rodada:
Ponte Preta x Brasil de Pelotas
30ª rodada:
Ponte Preta x CRB
31ª rodada:
CSA x Ponte Preta
32ª rodada:
Ponte Preta x Figueirense
33ª rodada:
Fortaleza x Ponte Preta
34ª rodada:
Ponte Preta x São Bento
35ª rodada:
Ponte Preta x Boa Esporte
36ª rodada:
Juventude x Ponte Preta
37ª rodada:
Ponte Preta x Coritiba
38ª rodada:
Avaí x Ponte Preta
O primeiro compromisso de Marcelo Chamusca à frente da Macaca já é nesta terça-feira, quando a equipe vai até Goiânia e visita o Atlético-GO, às 19h15, no Estádio Antônio Accioly.
Clique aqui e veja mais notícias da Alvinegra.
(texto e reportagem: Eduardo Martins/foto: Ceará)