As contratações do lateral-esquerdo Nicolas, do volante Bruno Ramires e dos atacantes Hyuri e Victor Rangel caíram como uma luva no elenco da Ponte Preta. Ao serem introduzidos no elenco dirigido por João Brigatti, a Macaca soma quatro jogos de invencibilidade e ainda colou na parte de cima da tabela, vislumbrando o acesso à elite do futebol brasileiro com mais nitidez.
A melhora na produtividade é explicada pelo treinador como consequência da ampliação do leque de opções, sobretudo no banco de reservas. “As chegadas recentes incorporam o plantel e nos dá alternativas importantes. Apesar disso, ainda continuo cobrando a diretoria por mais reforços. Não vou revelar nomes, nem posições por conta das dificuldades no mercado”, disse.
Com calendário apertado, a Macaca sofreu no início da Série B do Campeonato Brasileiro pela falta de tempo para impor novas concepções táticas. Em junho, após empate com o CSA em Campinas, Brigatti pôde usar dez dias livres para treinar variações, promoveu ajustes táticos capitais no time titular e engatou três vitórias seguidas.
“Para fazer isso é necessário tempo para treinar e também atletas. O esquema de jogo atual vem de longo tempo, mas o time se encontrou dessa forma. O pensamento é que, com mais dez dias livres, possa testar novas situações”, revelou.
Pela segunda semana consecutiva, o elenco pontepretano tem semana cheia de atividades antes de voltar a campo, algo celebrado pelo interino. O próximo compromisso acontece na terça-feira, diante do Londrina, no Estádio do Café, às 19h15. “Em um campeonato tão desgastante como esse, quando se tem alguns dias para aproveitar, busco utilizá-lo da melhor forma possível”, assegurou.
Com os resultados do final de semana, a Macaca ocupa a sexta colocação com 32 pontos.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Fábio Leoni – Ponte Press)