Dérbis em 2023: a rivalidade está mais viva do que nunca!

0
1.152 views

Com a confirmação de Ponte Preta e Guarani para a próxima edição da Série B do Campeonato Brasileiro, poucos se deram conta de que já está assegurada a realização do maior clássico do interior em duas oportunidades. No Paulistão não será possivel devido ao rebaixamento da Macaca, o que não impede o aparecimento de conjunturas interessantes para acompanharmos de camarote.

Se o Guarani ainda garganteia aos quatros cantos a sua superioridade no retrospecto geral, também é lícito constatar a existência de um supremacia pontepretana desde que ambos passaram a contar com calendário idêntico a partir de 2018. Desde então foram 14 jogos disputados com seis vitórias da Ponte Preta, cinco empates e três triunfos do Guarani. Sim, não dá para esconder que os triunfos do Guarani foram em ocasiões especiais.

Na primeira vez, em 2020, a vitória de virada por 3 a 2, no Brinco de Ouro, em plena pandemia quebrou um jejum sem vitórias do alviverde. Depois, o gol de Régis assegurou o triunfo no dérbi de número 200 enquanto que a goleada por 3 a 0 aplicada no Paulistão provocou um terremoto no rival, com a demissão de Gilson Kleina e briga política detonada pelo presidente Marco Antonio Eberlin em plena entrevista coletiva.

Interessante é que a vantagem pontepretana desde 2018 é tão robusta que mesmo com a conquista dos dois confrontos marcados para 2023 o retrospecto não vai virar.

Veja: os dois dérbis escondem algo profundo. O ano de 2023 será um confronto que serão defrontados não apenas nos gramados e sim nos bastidores. Vencer o rival não vai significar a fatura dos três pontos e sim a imposição de um jeito de ver e de sentir o futebol.

De um lado, o Guarani aposta na modernidade. Seja com Valdir Lins, Michel Alves e agora com Rodrigo Pastana, o profissionalismo é a norma de conduta no departamento de futebol profissional. Do outro lado do ringue, um dirigente chamado Marco Antonio Eberlin, que não concorda com os preceitos modernos administrativos do futebol e por enquanto não deseja aceitar a figura do executivo de futebol.

O primeiro round foi nesta Série B. Por enquanto o Alviverde está na frente. O próximo capítulo já está marcado. E com duas finais no caminho. Vamos aguardar.

(Elias Aredes Junior-com foto de Álvaro Junior-Pontepress)