O melhor jogador da temporada da Ponte Preta não pertence a Ponte Preta. Lucca, com 20 gols em 49 jogos, tem sido decisivo na campanha da Macaca no Brasileirão, a exemplo do que ocorreu no Paulistão e na Sul-Americana. Com a boa fase, a atenção dos clubes europeus se volta ao vice-artilheiro do Brasileirão com 10 gols. Segundo apurou a reportagem do Só Dérbi, o Corinthians foi consultado pelo Bordeaux, da França, para saber os termos de contrato do atleta.
A princípio, Lucca ficaria na Ponte Preta até dezembro cedido pelo Corinthians e seria negociado na janela de transferências de janeiro. Mas, precisando acumular caixa para pagar a contratação do zagueiro Pablo e outras dívidas, a diretoria corintiana pediu R$ 22 milhões para liberá-lo até o dia 31 de agosto – quando se fecha a janela de transferências internacionais. As negociações foram abertas e devem se arrastar nos próximos 15 dias. A Ponte Preta, por sua vez, confia no acordo verbal que tem com o Timão para mantê-lo até o final da temporada, mas mediante ao pagamento da multa nada poderá fazer. A decisão ficaria nas mãos do atleta.
Recentemente, Lucca abordou o assunto com cautela e afirmou que propostas são normais pela boa fase que tem vivenciado na Ponte Preta. Quando foi sondado pelo Grêmio, o Corinthians não se agradou com a oferta e o gerente de futebol pontepretano, Gustavo Bueno, reiterou que não havia sido informado sobre propostas oficiais.
O contrato de Lucca com o Corinthians vai até 2018. O Timão é dono de 60% dos direitos econômicos do jogador, conforme registrado em balanço oficial, e a Ponte Preta é obrigada a liberar caso algum clube do exterior pague a multa rescisória contratual. A outra parte da porcentagem pertence a Elenko Sports, que tem prospectado o mercado atrás de interessados no atleta.
Enquanto isso, Lucca segue focado e estará em campo no duelo contra o Vasco, domingo, no Majestoso. Ele é a grande esperança da equipe para se recuperar do revés sofrido para o Vitória na última quarta-feira, no Barradão, na derrota por 3 a 1. A Ponte Preta parece na 13ª colocação com 21 pontos ganhos até aqui.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)