Fabio Moreno e o mérito de aproveitar um ativo vital no futebol atual: o tempo

0
1.848 views

A Ponte Preta venceu o dérbi 197 por 2 a 0 e o coordenador técnico de futebol, Fábio Moreno, demonstrou que não é uma figura decorativa. Apesar das debilidades táticas da equipe e alguns problemas técnicos, o antecessor de Marcelo Oliveira utilizou de maneira inteligente um ativo importante na vida atual: o tempo.

Concordo que não há como fazer atividades aprofundadas no futebol atual. O jogo é intenso, as atividades são curtas na semana e tudo é focado na manutenção do condicionamento físico. Tanto que João Brigatti ainda está presente na mecânica de jogo.

Confesso que ficaria surpreso se não tivesse o dedo de Fábio Moreno nas jogadas que culminaram nos gols pontepretanos. Reveja o gol de Dahwan e verifique que, excetuando-se a movimentação errônea da defesa do Guarani, existe uma disposição do volante para fugir da marcação e procurar o espaço para o arremate de cabeça.

O cobrador foi Lazaroni, um reserva? Verdade. Mas um treinamento, quando é ministrado não é dirigido para um, dois ou três. É para a equipe inteira. Ou seja, o conceito foi absorvido por todos.

Até o segundo gol não podemos ignorar a hipótese de ter sido treinado na véspera. A forma como Luizão “ataca” a bola, o posicionamento dos atletas, são pontos que devem ter sido treinados.

Marcelo Oliveira vai assumir a Ponte Preta confiante que Fabinho Moreno não será alguém apenas a lhe dar respaldo, mas um cara que entende e sabe como extrair o potencial do time da Ponte Preta. Não é pouco.

(Elias Aredes Junior- foto de Álvaro Júnior)