Filho de peixe, ex-Seleção e viciado em futebol europeu: quem é Caio Autuori, novo auxiliar do Guarani

1
3.776 views

Filho de peixe, peixinho é. Baseado nesse ditado popular, Caio Autuori segue buscando espaço no mercado nacional e quer trilhar os passos do pai Paulo, campeão mundial com o São Paulo.

Autuori foi confirmado como novo auxiliar-técnico de Umberto Louzer e vai integrar a comissão técnica fixa do Guarani na sequência da temporada. O Bugre buscava um perfil de um profissional estudioso e encontrou em Caio um perfil muito semelhante ao do pai.

Aos 43 anos, o auxiliar não é iniciante e está no futebol profissional desde 1995. Começou como treinador de juniores do Nova Iguaçu, em 1995, e depois trabalhou nas bases de Botafogo, Vasco da Gama, América-RJ e chegou na Seleção Brasileira sub-20 em 2005. O trabalho com categorias de base é a grande especialidade de Caio, que agora tenta emplacar como auxiliar no elenco profissional, sem esconder as pretensões de vingar como treinador no futuro.

O grande vício de Autuori é o futebol internacional. O auxiliar-técnico do Bugre realizou estágios no Benfica, em Portugal, e também no peruano Allianza Lima. Recentemente, esteve visitando equipes da Inglaterra e Espanha para aperfeiçoar o conhecimento tático.

No ano passado, Caio recebeu a primeira oportunidade de treinar uma equipe profissional ao ser efetivado como comandante no Anápolis, mas não emplacou. Recentemente foi promovido a técnico do Desportivo Brasil após a saída de Maurício Barbieri para ser auxiliar no Flamengo, e também não obteve resultados esperados.

Após duas temporadas, voltará ao cargo de auxiliar na comissão de Umberto Louzer e integrará a equipe ao lado de Renato Morungaba e Gabriel Remédio. Fernandinho, que trabalhou no último mês interinamente na função, voltará aos trabalhos na base.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento/foto: CBF)