Mesmo sem força máxima e com o planejamento de poupar pendurados e desgastados, o Guarani venceu o Votuporanguense, na tarde deste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa, por 2 a 1. Fumagalli, de pênalti, e Pedro Bortoluzo marcaram para o Bugre, enquanto Felipe descontou para os visitantes.
Com o resultado positivo, a equipe de Umberto Louzer fechou a primeira fase da Série A2 do Campeonato Paulista na liderança com 31 pontos. Na semifinal, o Alviverde, dono da melhor campanha, enfrenta o XV de Piracicaba, quarto colocado com 26, em duelos de ida e volta – as datas e horários serão definidos no Congresso Técnico, na terça-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF). É certo, no entanto, que o jogo de ida acontece em Piracicaba, no Estádio Barão da Serra Negra, enquanto a volta está programada para Campinas.
PRIMEIRO TEMPO:
Poucas emoções, mas não demorou muito para o torcedor fazer festa. Aos oito minutos, Pedro Bortoluzo chutou e a bola bateu na mão do zagueiro Jorge Miguel. Pênalti! Na cobrança, sempre ele: Fumagalli, com categoria, deslocou o goleiro e guardou pela 90ª vez com a camisa bugrina, sétimo maior artilheiro da história do clube.
Mesmo com o controle da partida, foi o adversário quem assustou. Livre, Nathan apareceu na área e cabeceou rente ao gol. Aos 44, Ricardinho chutou forte e obrigou Bruno Brígido a espalmar para escanteio e fazer grande defesa. Na sequência, o goleiro Paulo Roberto quase engoliu um frango ao tentar agarrar arremate de Erik.
SEGUNDO TEMPO:
Assim como na etapa inicial, o Alviverde fez questão de balançar as redes no início. Aos três, Jairo errou na saída de bola e deu no pé de Fumagalli. O camisa 10 serviu Pedro Bortoluzo. O atacante, dentro da área, não titubeou, ampliou o placar e saiu para comemorar – foi o primeiro do garoto pelo time campineiro.
As três mudanças feitas de uma só vez por Rafael Guanaes, aos 16, surtiram efeito imediato. Dois minutos depois, o atacante Felipe testou forte, a bola beijou a trave e entrou, depois de escanteio batido por Ricardinho. O próprio atacante do Votuporanguense, aos 36, recebeu livre, ganhou no jogo de corpo da marcação, ficou cara a cara com Brígido e finalizou para fora. No fim, o camisa 1 bugrino ainda evitou o empate dos visitantes, após defesa de reflexo.
FICHA TÉCNICA: GUARANI 2 x 1 VOTUPORANGUENSE
GUARANI – Bruno Brígido; Lenon, Lucas Kal, Fernando Lombardi e Kevin; Hélder (Pablo), Ricardinho e Denner; Fumagalli (Caíque); Erik e Pedro Bortoluzo (Elias). Técnico: Umberto Louzer.
VOTUPORANGUENSE – Paulo Roberto; Douglas, João Victor, Jorge Miguel e Cleidson; Jairo (Adriano Paulista), Nathan (Tiago Tremonti) e Ricardinho; Elvinho (Fio), João Marcos e Felipe. Técnico: Rafael Guanaes
Gols: Fumagalli, aos 09 min do 1T, Pedro Bortoluzo, aos 03 min do 2T e Felipe, aos 18 min do 2T
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Fumagalli (GFC)
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa – Campinas/SP
Público pagante: 4.503
Renda: R$ 58.729,00
(crônica: Lucas Rossafa/foto: Letícia Martins – Guarani Press)