Hoje é aniversário do Guarani Futebol Clube. São 111 anos do campeão brasileiro de 1978, do vencedor da Taça de Prata de 1981, do vencedor da Série A- 2 de 2018, daquele que participou de três edições da Copa Libertadores de América e que por muito tempo foi a principal força do interior do Brasil.
Completa 111 anos neste sábado aquele clube que revelou jogadores do porte de Amaral, Careca, Amoroso, Luisão, João Paulo, Evair, Julio César e que foi um celeiro de craques nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
Quem faz aniversário neste sábado foi uma agremiação arrebentada por anos e anos por administrações incompetentes e que tiveram uma postura irresponsável na condução do dinheiro arrecadado. E que pagou um preço muito amargo, que foi a coleção de 10 rebaixamentos.
Clubes também renascem. Em 2016, o vice-campeonato na Série C representou um recomeço. Veio a conquista da Série A-2 em 2018 e no próximo final será iniciada a sua sexta participação consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro.
Poderia ser diferente? Concordo. Integralmente. O fato é que hoje o torcedor tem um espirito muito mais leve. Aos poucos, o orgulho é retomado. Quem sabe um dia a realidade pode ser ainda mais positiva. O que importa é jamais desistir. Parabéns Guarani!
(Elias Aredes Junior- foto de Thomaz Marostegan-Guarani F.C)