Com duas derrotas seguidas na bagagem, o Guarani volta a atuar no próximo sábado, às 16h30, quando recebe o Brasil de Pelotas, no Brinco de Ouro. Com retrospecto favorável diante do rival, a equipe de Umberto Louzer vai a campo para se reabilitar na Série B do Campeonato Brasileiro e manter a invencibilidade frente ao Xavante atuando em seus domínios.
Em quatro partidas realizadas em toda a história entre os dois clubes em Campinas, o Alviverde soma duas vitórias e dois empates. O último confronto entre as equipes ocorreu em 2017, e o Guarani, na época comandado por Oswaldo Alvarez, venceu os gaúchos por 2 a 0 com dois gols de Eliandro.
O primeiro encontro entre campineiros e pelotenses aconteceu recentemente, ainda em 2008. Em jogo válido pela terceira divisão nacional, o Bugre não saiu do empate por 0 a 0 em uma partida sem grandes emoções.
Na 17ª colocação na tabela de classificação da Série B, os comandados de Gilmar Dal Pozzo estão na zona de rebaixamento, fazem má campanha, mas vem de vitória por 2 a 0, frente ao Boa Esporte, na última terça-feira. Com apenas quatro resultados positivos na competição nacional, o rival ainda não venceu longe do sul gaúcho.
Para essa partida, a comissão técnica alviverde já tem um desfalque certo: Bruno Mendes. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o centroavante deve dar lugar a Marcão. Outra novidade pode ser uma mudança na zaga, com a volta de Philipe Maia ao time titular no lugar do contestado Edson Silva.
(texto e reportagem: Eduardo Martins/foto: Rodrigo Villalba)