Ao entrar em campo no sábado, às 19 horas, contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jacconi, em Caxias (RS), o Guarani sabe que o retrospecto dele é favorável quando o duelo é diante de equipes localizadas no interior gaúcho. De acordo com dados do site mantido por José Ricardo Lenzi Mariolani, o alviverde campineiro tem no Juventude o seu oponente mais acirrado na região dos pampas, excetuando-se os gigantes Grêmio e Internacional.
Ao somar os jogos realizados até hoje contra Juventude, Caxias, Pelotas e Brasil, o Alviverde campineiro contabiliza 17 vitórias, 14 empates e sete derrotas, sendo que seis foram para o oponente atualmente na ponta do Grupo B da Série C. O aproveitamento é de 57,01%. O Guarani, por exemplo, até hoje não foi derrotado por Brasil e pelo Pelotas. Outros detalhes podem ser conferidos no site de Mariolani, aqui.
Com Grêmio e Internacional, o quadro é diferente, cujo os últimos jogos aconteceram em 2010, pelo Campeonato Brasileiro. Com o tricolor gaúcho, o saldo é de 12 vitórias, cinco empates e 12 derrotas. Já com o Colorado, o saldo é negativo, com 09 vitórias, 12 empates e 15 derrotas.
Na última incursão pelo interior gaúcho, em 2015, a recordação é positiva: o Guarani venceu por 2 a 1 o Brasil de Pelotas, hoje integrante da Série B do Brasileirão.
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)