A preocupação da comissão técnica do Guarani com o desgaste físico dos atletas ficou evidente antes mesmo de a bola rolar no Estádio Rei Pelé. Por precaução, Umberto Louzer promoveu quatro alterações no time titular, mudou o esquema tático e deixou Rafael Longuine e Bruno Mendes, as principais peças do elenco, no banco de reservas.
Em campo, o que se viu foi um Bugre inexistente em termos ofensivos no primeiro tempo e uma melhora pouco empolgante na etapa complementar, quando alcançou o empate diante do CRB. O desgaste físico pela sequência de partidas, na visão do treinador, foi ponto chave para justificar o desempenho irregular em Maceió.
“Foram dois tempos distintos e isso nos incomodou muito. Na parada técnica, eu cobrei os jogadores e a atuação foi muito abaixo para quem quer algo a mais na competição. Faltou movimentação e mais intensidade. Voltamos com outra atitude e sofremos gol quando estávamos melhor. Vale ressaltar que o time não se desorganizou, continuou com o mesmo padrão e, com sangue novo, conseguimos o empate e até tivemos a possibilidade de ampliar. O ponto fora é valido, mas temos de voltar a vencer em casa”, analisou o comandante.
Louzer bateu na tecla de saber equacionar a parte física dos jogadores para explicar a retirada das principais referências do time. Ele ainda justificou a estratégia de escalar três volantes de contenção no meio campo – Willian Oliveira, Fabrício e Ricardinho – para anular os armadores regatianos, porém reconheceu as fragilidades apresentadas com tal concepção tática.
“Faltou profundidade e agressividade nos corredores. Mesmo desgastado fisicamente, é preciso ter postura atenta e não deixar o oponente nos encurralar. O descanso, a partir de agora, será de fundamental importância. Na próxima rodada, com tanque cheio e bateria renovada, vamos buscar o resultado positivo. É preciso mobilizar a todos a fim de fazer valer o fator casa e vencer para valorizar o empate em Maceió”, frisou Louzer.
Com a igualdade, o Bugre sobe, momentaneamente, à sexta colocação com 38 pontos, mas espera o desfecho da rodada para saber a real situação na tabela e a distância para o grupo de acesso. O Alviverde volta a campo na próxima quinta-feira, quando recebe o Juventude, às 21h, no Brinco de Ouro da Princesa.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Letícia Martins – Guarani Press)