Marketing da Ponte Preta mostra desempenho ruim em 10 anos de trabalho, mostra consultoria

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Nos últimos anos, o departamento de marketing da Ponte Preta foi vendido aos quatro ventos como protagonista de ações inovadoras e criativas. Mas um novo relatório, divulgado pela Pluri Consultoria, demonstra que, nos últimos dez anos, essas ações asseguraram apenas R$ 25 milhões, ou 7% dos R$ 349 milhões acumulados de 2008 a 2017.

Como argumento, a Macaca poderá dizer que o fracasso é dividido com outras equipes, todos com 7% sobre a receita bruta. No entanto, em termos nominais, em boa parte dos casos, o dinheiro arrecado foi maior, como é o caso do Atlético-PR, com R$ 61 milhões, o que equivale apenas a 6% do total arrecadado no período de 10 anos.

Outros clubes com 7% são Criciúma (R$ 17 milhões) e Paraná (R$ 14 milhões). Os campeões no quesito são Corinthians (R$ 711 milhões e 24% da receita bruta) e Joinville (R$ 46 milhões e 25%) ao longo da última década.

(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)