Com 31 pontos e cinco pontos distante da zona de classificação, a Ponte Preta precisa iniciar imediatamente uma reação a partir do confronto desta quarta-feira contra o Paraná, na casa do adversário. Como o CRB é o quarto colocado com 36 pontos, um novo tropeço fará a Macaca pensar muito mais na zona intermediária do que na classificação. Ainda não é caso.
E neste momento uma atitude é necessária, que é a de esquecer a matemática. Pelas projeções matemáticas, só noticias ruins. Para o departamento de matemática da Universidade Federal Minas Gerais, as possibilidades pontepretanas estão em 6,9%. Para o site Chance de Gol, de propriedade de Marcelo Leme Arruda, as possibilidades são ínfimas, de 0,9%.
O que fazer? Em primeiro lugar, tratar de ganhar e melhorar o desempenho. A própria Macaca já deu mostras de que o gramado pode inverter a lógica. Basta relembrar no ano passado, quando após sete vitórias e dois empates, o time chegou com possibilidades de acesso no jogo contra o Avaí em Florianópolis.
Hoje, os números, mais do que previsões, apenas espelham a baixa qualidade do futebol dentro do campo. Se a bola entrar e o futebol for convincente, os percentuais melhoram e a esperança retorna ao gramado. Basta querer.
(Elias Aredes Junior)