Peri Chaib e Eberlin: duas pérolas da história da Ponte Preta. Por Marcos Garcia Costa

2
2.014 views

Duas histórias, dois homens, dois ícones, duas paixões, por objetivos solidários em tempos diferentes. Com amor, dedicação, trabalho, competência e benevolência por uma Instituição, que é,  e sempre será representativa de um povo, que por ela transpira amor, por todos  os poros de seus corpos!!!

Dois homens com energias, arrojo e destemor que conseguiram de forma sinérgica, cada um para si, atingir resultantes, que emanaram alegrias e orgulho a guerreiros, que desde as vertentes de possíveis derrotas em vitórias inesquecíveis, atraindo a admiração, o respeito e alta estima, daqueles que os acompanhavam em suas jornadas de hercúleas missões e recompensadas por aplausos coletivos e uníssonos Pedro Antonio Chaib, o nosso Peri e Marco Antonio Eberlin, histórias separadas pelo tempo, mas com objetivos iguais, com genética de heróis e nunca de vilões!!!

Com grande senso de justiça considerados por SoDerbi, em matéria escrita pelo competente jornalista Elias Aredes Junior, como os melhores dirigentes de futebol, que já passaram pela Ponte Preta, incontestáveis tais indicações e abaixo colocamos algumas de suas realizações, inclusive, de conhecimento público.

Não temos como mostrar com profundidade seus trabalhos não conhecidos de forma pública  e que se revestiram da mais alta relevância para a história perene da Ponte Preta.

Pedro Chaib: 1969- Campeão Paulista, após  9 anos de espera, para a Ponte Preta acessar a primeira divisão. 1970- Vice-campeão Paulista da primeira divisão.
1977 e 1979 – Vice campeão  Paulista.

1981- Um dos responsáveis diretos pela montagem, deixando, basicamente, condições para que o time conquistasse o titulo de Campeão Paulista, do turno, vencendo a decisão em derbi histórico, ao vencer por 3×2, nosso adversário  da cidade.
Nesse mesmo ano a Ponte Preta obteve o terceiro lugar no Campeonato brasileiro da serie A.

Marco Antonio Eberlin:1997- Vice- Campeão Brasileiro – série B
1999- Vice- Campeão Paulista, obtendo o acesso a série A1 do mesmo.
1998 – Vice – Campeão  da Copa São Paulo de futebol Junior.
Como Diretor de Futebol permaneceu 10 anos na divisão de elite (série A) do Campeonato Brasileiro de Futebol, bem como, após  a  Ponte Preta subir em 1999, para a série A1 do Campeonato Paulista, permanecendo sempre nessa divisão, enquanto foi o Diretor de Futebol. Revelou vários jogadores no time principal, trazendo além dos préstimos profissionais desses atletas,  jogando no time profissional, conseguiu trazer ótimos dividendos financeiros para o Clube, entre o atleta Luís Fabiano.

Simultaneamente ao Departamento de Futebol, foi Diretor do Clube poliesportivo das Paineiras, aumentando de forma significativa o seu número de associados, realizando em paralelo, uma grandiosa reforma no mesmo.

Realizou reforma no Estádio Moisés Lucarelli, principalmente, de boa e linda aparência. Participou intensamente, da implantação de Centro de treinamento de futebol, hoje uma obra de grande utilidade, mas estagnada no tempo, talvez esperando, um dia, novos Eberlin, Pedro Chaib e outros abnegados.

Parabéns companheiros e amigos pontepretanos de fé, coração e esperança, que vosso trabalho, seja sempre lembrado e reverenciado, e que as novas gerações  se espelhem em vocês, com a mesma volúpia, coragem, determinação, amor e paixão, pela nossa AA Ponte Preta!!!

Pedro Antonio Chaib, meu amigo de muitos anos e colega de banco escolar no Colégio Campineiro.

Em que pese, algumas discórdias de cunho esportivo, nunca deixamos de ser amigos  e ao escrever sobre o seu trabalho e o mesmo em relação ao outro amigo  em comum, o Eberlin, o faço com a satisfação, alegria e emoção, que sentiria ao escrever as qualidades de um irmão.

Tendo conhecimento de vossos trabalhos na Ponte Preta, provamos mais uma vez  que o Clube não precisa de nenhum pseudo- mecenas!!!
Abraços,

Saudações Pontepretanas.

(Marcos Garcia Costa-Especial para o Só Dérbi)