Quarta-feira. 20 de novembro de 2013. Uendel, Leonardo e o zagueiro adversário, Antônio Carlos, fizeram a alegria do pontepretano no Morumbi. A Macaca vencia o São Paulo por 3 a 1 e colocava um pé na final da Sul-Americana. O jogo histórico de três anos atrás foi a última vitória da equipe de Campinas no Cícero Pompeu de Toledo.
Após vencer a Ferroviária na estreia do Paulistão e derrotar o Campinense, fora de casa, pela Copa do Brasil, chegou a hora do primeiro grande teste no Estadual. O adversário é o Tricolor Paulista, que também está em processo de reformulação e foi sacudido pelo Audax na estreia de Rogério Ceni ao ser derrotado por 4 a 2.
Mais do que o desejo de vencer a terceira seguida, para a Macaca vale quebrar um tabu de três anos sem vitória na casa do adversário. Mas levar vitórias do Morumbi para Campinas não é uma tarefa costumeira da Ponte. De 51 jogos, a equipe venceu apenas sete na capital paulista. São 36 derrotas e 8 empates.
Quando o assunto é Campeonato Paulista, a última vitória da equipe alvinegra no Morumbi ocorreu em 2011. O time comandado por Gilson Kleina derrotou o São Paulo de Carpegiane por 1 a 0, gol marcado por Tiago Luís.
No retrospecto geral são 122 jogos entre os dois times com 64 vitórias do São Paulo, 22 da Macaca e 36 empates. No último encontro vitória dos são-paulinos por 2 a 0 no Morumbi.
(Texto e reportagem: Júlio Nascimento)