Alef, Matheus Jesus, Ravanelli, Leandrinho, Clayson, Pottker e outros… Não é de hoje que o mercado de transferências é um adversário na continuidade de trabalho na Ponte Preta. Sempre que um jogador se destaca na Macaca – uma das principais vitrines do futebol nacional -, olhos de equipes com maior poder financeiro se atentam ao Majestoso.
O alvo da vez é o jovem Felippe Cardoso. Dos jovens lançados por Eduardo Baptista neste início de ano, o camisa 9 é quem tem a ascensão mais meteórica. Em cinco meses, ele foi de revelação no Osvaldo Cruz, equipe da quarta divisão paulista, a artilheiro da Ponte Preta no Paulistão.
O atacante tem contrato até o final do Campeonato Paulista – mais precisamente no dia 30 de maio -, mas a intenção da diretoria pontepretana é prorrogar este vínculo. Isto, porém, ainda não ocorreu. Para ficar com Cardoso, a Macaca terá que exercer a opção de compra do atleta e desembolsar algo em torno de R$ 200 mil ao Osvaldo Cruz e empresários.
Felippe Cardoso foi artilheiro da Macaca na Copa RS de Futebol Sub-20. O torneio foi disputado em dezembro e o garoto atingiu a impressionante marca de cinco gols em quatro jogos. Chamou atenção de Eduardo Baptista, empresários e ligou o sinal de alerta de grandes equipes, como Corinthians, Santos e Internacional.
O atacante de 19 anos gosta de atuar como centroavante. Ganhou a disputa com Yuri para atuar como referência ofensiva e tem sido um dos poucos jogadores regulares da equipe no início de ano. A temporada, entretanto, não começou de forma positiva para o Cardoso. Isso porque na primeira partida da Ponte em 2018, diante do Corinthians, ele foi expulso ainda no primeiro tempo.
Após o episódio, Felippe recebeu uma nova chance de Eduardo Baptista e emplacou. Foram três gols em sete partidas (contra Ituano, Novorizontino e Botafogo) no ano – incluindo Copa do Brasil. Valorizado, virou prioridade na Macaca, que, para evitar o crescimento do assédio, estuda oferecer um contrato de quatro temporadas ao jogador.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento e Lucas Rossafa/foto: PontePress)