Com atução impecável por 18 minutos, a Ponte Preta fez o suficiente para vencer o America Mineiro por 2 a 1, em jogo realizado ontem á noite no estádio Independência e válido pelo Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, a Macaca chegou aos sete pontos e está na zona intermediária. A intenção é continuar a boa fase no domingo, ás 18h30, contra o Grêmio, na Arena em Porto Alegre.
Surgiram surpresas na escalação e a Ponte Preta não decepcionou. Renê Junior valorizou a posse de bola, Cristian ficou encarregado de incrementar a cadência enquanto que Clayson ficou no lado direito para fazer a armação. Resultado: gol inaugural aos 06min, em arrancada do camisa sete e o passe preciso para Felipe Azevedo, sem perdão no arremate.
Perdido e desorientado, o America tinha dificuldades para jogar e abriu espaço ao segundo gol aos 18min. Felipe Azevedo conduziu a bola e rolou para a conclusão certeira de Clayson.
O quadro só poderia deteriorar-se em uma falha de posicionamento, o que aconteceu aos 24min. Helder fez o cruzamento, Danio aproveitou-se do vacilo de Fábio Ferreira e diminuiu.
Mas o revés não impediu a perda de controle por parte da Macaca. Pelo contrário. O único instante de tensão foi aos 46min, em cruzamento do ala direito Helder e que quase foi aproveitado por Danilo.
No segundo tempo, o América voltou modificado e abriu mão dos três zagueiros com a entrada de Tiago Luis. O volume de jogo melhorou mas a Macaca tratou de aplicar uma vacina, que foi a entrada de Nino Paraíba para reforçar a marcação no lado direito.
As oportunidades surgiam com naturalidade. Aos 14min, Tiago Luís chutou forte e o goleiro João Carlos pegou. Três minutos depois, Clayson viu Nino Paraíba, autor de chute forte e fora.
Na busca do empate, aos 27min, o zagueiro Allyson preparou a bola e Rafael Bastos fez voleio e João segurou a bola.
A emoção estava reservada para o final. Aos 41min, Sueliton cabeceou e Jeferson tirou em cima da linha. No contra ataque, Clayson disparou, entrou na área e rolou para Nino Paraíba, que não aproveitou.
FICHA DO JOGO
América-MG: João Ricardo, Sueliton, Alison e Artur (Tiago Luís); Helder, Xavier (Eduardo), Claudinei, Leandro Guerreiro, Alan Mineiro (Matheusinho) e Danilo; Rafael Bastos. Técnico: Claudio Prates (interino)
Ponte Preta: João Carlos, Jeferson, Fábio Ferreira, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Renê Júnior (Matheus Jesus) e Cristian (Wellington Paulista); Felipe Azevedo (Nino Paraíba), Clayson e Roger. Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Felipe Azevedo aos 06min, Clayson aos 18min e Danilo aos 24 min do primeiro tempo.
Renda: R$ 16.245
Público: 1466
Cartões Amarelos: Fábio Ferreira, Jeferson, Roger
Árbitro: Leonardo Garcia Cavalheiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte