A Ponte Preta contou com a eficiência de William Potkker para vencer de virada o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1, em jogo realizado nesta quarta-feira e válido pelo Campeonato Paulista. Com seis pontos ganhos no Grupo D, a Macaca busca a afirmação na competição no próximo sábado, quando encara o Red Bull, em Campinas.
O técnico Felipe Moreira parece ter dificuldade para entender o sentido da palavra equilíbrio. Em um jogo atua com uma retranca ferrenha e toma de cinco. Na rodada seguinte, adota o expediente de escalar um time mais forte ofensivamente e apenas Jadson e Matheus Jesus com funções defensivas.
A escolha revelou-se desastrosa. Por que ? Em primeiro lugar, pelos espaços deixados no meio-campo, o que abriu uma avenida para o Botafogo. Depois, porque quando tinha a posse de bola, não existia articulação e toque de bola.
O jeito era esperar um erro do adversário para chegar ao gol. Foi o que aconteceu aos 10min, quando Pottker aproveitou um erro na saída de bola do oponente, disparou na direção da área e na conclusão foi interceptado por Samuel Santos. Aos 23min, o levantamento de Lucca encontrou Marllon, autor
Duro é constatar que a defesa da Ponte Preta também erra. Aos 26min, Rafael Bastos cobrou a falta com maestria e abriu o placar.
Nos minutos seguintes, o que se viu foi uma equipe desarticulada, sem imaginação e que quase permitiu a ampliação da vantagem da Pantera. Mesmo assim, aos 46min Nino Paraíba chutou com perigo e viu a bola bater na trave.
O segundo tempo apareceu no horizonte e a Alvinegra tentou se reordenar, com Matheus Jesus um pouco mais adiantado e sua marcação focada em atrapalhar a defesa botafoguense. Aos 13min, Pottker saiu na frente e o gol só não saiu graças a intervenção de Neneca. Quatro minutos depois, Lucca bateu falta com perigo e o goleiro adversário apareceu.
Para variar, o time dependeu do seu artilheiro para fazer diferença. Aos 23min, Artur cruza, e após a intervenção de Clayson, Pottker tentou por duas vezes antes de deixar tudo igual.
A Macaca aproveitou a boa fase e chegou ao segundo gol aos 27min. Lins disparou e foi derrubado por Lins dentro da área. Na cobrança, Pottker cobrou e transformou a virada em realidade.
Nos minutos finais, aos 40min, o lateral Samuel Santos dividiu de cabeça com Yago e precisou ser atendido e transferido a um hospital local. O imprevisto não tirou a concentração da Macaca, que assegurou a segunda vitória no Paulistão.
FICHA DO JOGO
BOTAFOGO
Neneca; Samuel Santos, Filipe, Matheus Mancini (Fernando Medeiros) e Fernandinho; Marcão Silva, Bileu, Diego Pituca (Wesley) e Rafael Bastos; Francis e Isaac (Bernardo).Técnico: Moacir Júnior
PONTE PRETA
Aranha; Nino Paraíba, Yago, Marllon e Artur; Jadson, Matheus Jesus (Naldo) e Lucca;
Clayson (Eric Salles), Lins e Willian Pottker.Técnico: Felipe Moreira
Gols: Rafael Bastos aos 26min do primeiro tempo; William Pottker aos 23min e 27min do segundo tempo.
Renda: R$ 81.700
Público: 5.372
Cartões Amarelos: Marlon, Nino Paraíba, Matheus Jesus, Erick Salles, William Pottker, Filipe, Wesley, Bernardo, Bileu
Cartão Vermelho: Wesley
Juiz: Salim Fende Chavez
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto