segunda-feira , 18 junho 2018
Home / Destaque / Ponte Preta vira palco para celebrar aniversário de político. Pode isso, Arnaldo? Não, não pode!

Ponte Preta vira palco para celebrar aniversário de político. Pode isso, Arnaldo? Não, não pode!

No Brasil, um clube de futebol tem a função de montar boas equipes, mobilizar seus torcedores e encontrar maneiras de sustentar o elo de ligação que alicerça a paixão. Os clubes são unidades de congraçamento e oportunidade para fazer amigos.

Na Ponte Preta, a Unidade Paineiras e do Jardim Eulina tinham tal propósito. Tudo acabou. Com o passar dos anos, os eventos rarearam e os espaços estão virtualmente fechados aos sócios. Não aos políticos. Pelo menos essa é a conclusão que tiramos ao verificar que, nesta próxima sexta-feira, a Unidade Paineiras abrigará a festa de aniversário do deputado Federal Orlando Silva, do PC do B, e a celebração das posses de Gustavo Petta e Carlinhos Camelô.

Convenhamos: uma tática para fazer campanha. Pela legislação, ninguém pode pedir votos abertamente agora. Mas como o horário eleitoral será curtíssimo (45 dias) os candidatos tentam encontrar maneiras de encurtar a distância ao eleitor.

Se esse não for o motivo, o que justifica colocar 300 ou 400 pessoas em um local? Aniversários são momentos para celebração com parentes e amigos próximos. E ninguém tem três ou quatro centenas de amigos. Jesus Cristo tinha 12. E um lhe traiu.

Lamentável utilizar um clube de cunho comunitário para fazer político. Triste verificar que o presidente de honra, Sérgio Carnielli, e o vice-presidente Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho, filiado ao PC do B, esqueceram de uma premissa básica: o clube não tem dono. A prioridade deveria ser ao associado. Sempre.

Alguns podem colocar o argumento de que o espaço será pago. Ou seja, vão entrar dinheiro para os cofres do clube. Pois eu digo: não justifica. E por um aspecto: se o atual grupo político enche o peito para falar sobre a excelência de sua administração financeira, logo será dispensável alugar um espaço que no fundo pertence a comunidade pontepretana.

E existe um outro motivo e este quero ter calma para dissertar. Uma coisa é quando um clube adota um posicionamento político de combate a um problema reinante na sociedade. Exemplo: racismo, homofobia, machismo, elitização nos estádios, desigualdade de renda. Quando tal postura acontece, temos que admitir. O clube e seus dirigentes utilizam a força mobilizadora do futebol para modificar a sociedade. Palmas. De pé.

Quando a decisão é abrir o seu espaço físico para atos políticos ou eventos seja de qual partido for, a postura é sem nexo. É aderir para um lado. Não deveria ser feito. Seja de direita, esquerda ou qualquer outra orientação ideológica.

Não tenho que esconder: já trabalhei no então mandato do vereador Tiãozinho, de janeiro de 2001 a outubro de 2002. Naquela ocasião, o lançamento de sua campanha para deputado estadual foi realizada na unidade Paineiras. Exatamente no ginásio.

A gente envelhece, lê e aprende que o futebol vai muito além das quatro linhas. E que ninguém, absolutamente ninguém, tem o direito de utilizar em benefício próprio ou para proveito de outro um patrimônio construído pelas mãos de centenas e milhares de pessoas, como o caso da Ponte Preta. Eu aprendi. Parece que muita gente não captou a mensagem. Lamentável.

(análise feita por Elias Aredes Junior)

Veja Também

Disciplina da Série A2 segue, e Guarani tem o menor número de advertências na Série B

O elenco do Guarani dá mostras de que consegue entender o estilo de Umberto Louzer. ...

10 Comentários

  1. Parabéns pela postura, Elias. Não é certo a Ponte Preta dar qualquer tipo de apoio a nenhum grupo político, seja qual for. O Tagino deveria intervir, pois o Conselho deve preservar o Estatuto, que diz que o nosso clube não se envolve com política (Capítulo I, Artigo 1)

    • era só oq faltava pra corja mostrar sua cara fétida e asquerosa ….
      ja podam o CB e entrada de novos membros que são pontepretanos de alma e coração não meia duziade cordeirinho que recebem pra dizer amem a diretoria e as vezes nem dizem pq nao sabem nada do clube ja q éo cachaça que paga….
      tiaozinho nunca foi pontepretano e como viu que na politica nao ia dar em nada encostou na diretoria e foi “premiado” com titulo de benemerito e logo alçado a vice presidente …
      conselho deliberativo hoje nao existe pq a mafia manda e desmanda e só vejo uma solução : A TORCIDA SE REVOLUCIONAR E TOMAR OQ É DELA DE DIREITO POIS O MAJESTOSO EULINA PAINEIRAS E TUDO QUE TEM A MARCA PONTE PRETA É DE SUA TORCIDA
      NAO TEM A B C OU A PQP QUE VAI SE PERPETUAR ACHANDO PQ SE TEM DINHEIRO PODE TUDO
      Vamos Acordar Torcida Pontepretana Estão Acabando com a nossa Macaca e voce torcedor em sua grande maioria da voz e ouvidos a esses larapios
      Cadeia Neles ….
      Inventario da Real Divida com o Cachaça
      SERA PRECISO FECHARMOS AS PORTAS DE VEZ PRA VOCES ABRIREM OS OLHOS
      A HORA É AGORA PRA CIMA DELES PONTE

  2. Só tenho uma questão a pontuar sobre este tema: O Estatuto do clube, mais uma vez foi rasgado e prova que eles (atual diretoria) passa por cima de tudo…
    O próprio Sebastião Arcanjo em 2008 teve que retirar suas faixas de propagando do clube, pois todos sabem que dentro das dependências da AAPP não se pode haver manifestação POLITICA.
    O Presidente do CD vai ficar omisso diante disso ? O Presidente da executiva viaja para Rússia e deixa isso acontecer no clube ?
    Infelizmente, casa da mãe Joana é pouco para o que esta se fazendo dentro dos muros do Moisés Lucarelli

  3. Elias e seus xiliques morais culposo-cristao, como se fosse um crime um clube associativo brutalmente deficitário receber uns caraminguas alugando espaço para uma festa privada. Pior: trabalhou num mandato que fez exatamente isso no passado.

  4. Elias , mais uma vez PARABENS!!!
    Novamente sinto vergonha do que estao fazendo com o meu clube,este um dos mais tradicionais do Brasil, qdo disse q a esquerda foi colocada dentro de nosso clube, eu tinha certeza, Pres e vice do conselho sao da esquerda, tiaozinho e do Pc do b agora, todos eles colocados pelo presidente de honra q nao existe tal honraria dentro da ponte preta,
    Agora por ordem de tiao e do de honra eles cedem gratuitamente ou nao as dependencias do clube, para se fazer politica, ja nao e a primeira vez q tiaozinho faz isso, sem contar q sao todos amiguinhos do sr Lula, e esse deputado foi ministro dos esportes de Dilma/Lula, e afastado por possiveis irregulariedades,
    Futebol nao e lugar p politicos, e nao podemos esquecer q o Sr tiaozinho e torcedor do corinthians, vergonha Vergonha e VERGONHA, para minha ponte preta, Sr Abdala, o sr vai ser conivente com essa infracao estatutaria, ou vai se portar como preposto do Presidente de honra
    Falar do orcamento desse ano q nao foi aprovado e dos 30 por cento q gastaram a mais do que previa o orcamento passado , ninguem quer, o Paineiras esta fechado ha 2 anos e a diretoria nao se mobiliza para arrumar socios, mas sim para que o clube seja usado p politica, virou casa da mae joana, se for assim empresta p o Psol psdb mdb pt pdt e outros,
    Que vergonha para os verdadeiros pontepretanos,
    Tiaozinho fora da Ponte ja!!!
    E que os outros partidos vejam que o honra ja mostrou o seu gosto politico!!!@@

  5. Rafael gorila macaco

    Tiãozinho um criminoso oportunista. Denigre a ponte, repito meu comentário anterior, de materia aqui do so derbi intitulada a era carnielli..
    Tiãozinho é sindicalista petista pelego e…
    A AAPP se livrou dele antes, (um político da estirpe de Izalene tiene e demetrio vilagra ambos notoriamente incapazes e corruptos)a epoca coincidentemente orlando silva era ministor dos esportes nadurante a administração federal petista, a volta dele foi motivada pela necessidade de manter o patrocinio master da Caixa, com seu acesso as diretorias da estatal, loteadas entre partidos políticos.
    Duramte a primeira passagem, ocupou os holofotes quando sergio guedes fez campanha historica e se escomdia na falta de acessos e resultados vexatorios, tipico de quem busca votos 2008, atualmente foi responsavel por levar militancia para pressionar conselheiros em votaçao do conselgo deliberativo, e apareceu junto dos jogadores na comemoração do derbi ainda no vestiário .
    2018 tem eleiçao…
    FORA TIÃOZINHO

  6. Marcos Garcia Costa

    Quando ex-Presidente Ralpho Fonseca Ribeiro, cedeu uma de suas propriedades, a preço simbólico para. a Ponte Preta e que após sua posse o clube denominou de Unidade Jardim das Paineiras, jamais pensou que
    aquele local tivesse outra finalidade, senão atender uma necessidade premente de nossa Ponte Preta
    Para que aquela Unidade tenha atingido a condição de clube recreativo e poli-esportivo teve muito trabalho e transpiração por todos os poros de pontepretanos
    memoráveis, como Benedicto Costa Lima, Nelson. de
    Freitas Leitão, Sérgio Abdala, Rodolpho Pétena’, Lauro de Moraes Filho, Edson Aggio, Pedro Antônio Chaib, Carlos L. vachiano, Sérgio Rossi, Danilo Vilagelin Filho e outros que esta mortal memória humana, comete o injusto lapso de não lembrar. Perdoem-me!
    Jamais todos esses ilustres pontepretanos, que tive o privilégio de conhecer e com alguns deles trabalhar,
    pensaram que o clube tivesse um dia suas finalidades
    desviadas, para atender outros interesses que não os
    da Ponte Preta, e sim interesses individuais eleitoreiros de políticos ávidos em conquistar benesses desta amada, explorada e quase aniquilada nação brasileira.
    Nada contra cidadãos que sejam políticos, praticando política verdadeira e patriótica, mas tenho sim ressalvas contra os chamados políticos que agem no
    engodo e no aproveitamento do esforço e trabalho.
    alheio!
    Os maiores culpados pela utilização para fins políticos,, da nidade Paineiras são os responsáveis pelos destinos da Ponte Preta!
    Permitir esse uso indevido pode fazer com que o clube se torne apanágio de determinado(s) grupo(s)
    Político(s), quando se nega a quem de direito.
    Que se dê continuidade as finalidade precípuas que atendam sua coletividade e retorne as origens que é sua atividade recreativa e poliesportiva!
    Mando meu abraço que envolva toda nação pontepre-
    tanta!!!

  7. Pedro Paulo Abruso

    Fui cordenador da epoca de ouro do Paineiras, mais de 1200 socios, de 1997 a 2005…
    Tri campea da olimpesec, com uma delegacao de quase 2000 atletas
    O maior carnaval de campinas entre 2000/2005, com noites com mais de 2500 pessoas no ginasio, Gilman J Farah
    Festas juninas tradicionais nesses anos com gente saindo pelo ladrao
    Magnificos bailes Hawaianos
    Equipe de taekondo, campea paulista, Brasileira, sulamericana e panamericana o mesmo com o Karate e judo…
    Campeonatos internos de futebol q movimentava as manhas de domingo
    Sauna
    Salao de jogos
    Sexta feira dancante, durante 10 anos
    Reforma total do clube, piscinas quadra de tenis, vestiarios saunas salao de jogos, campo de futebol, ginasio, secretaria, lanchonetes e restaurante,
    HOJE ME SINTO ENVERGONHADO, POIS TUDO ISSO FOI ABANDONADO , E A DIRETORIA APOIA O USO PARA FINS POLITICOS , MEU CLUBE DE ALMA CAMINHA PARA O FIM, REVOLUCAO JA, VAMOS SALVAR A PONTE,
    PEDRO PAULO D ABRUSO

  8. Elias Aredes.
    Agradeço-lhe mais uma vez pela reportagem que fez e em todos os momentos a faz de maneira coerente.
    Nesse texto pretendo ser o mais claro possível, como você mesmo escreve o futebol vai além das quatro linhas, tanto nos seus estádios ou “casa” como chamamos o NOSSO MAJESTOSO como em suas extensões poliesportivas.
    Bom vamos aos detalhes, unidade Paineiras á anos vêm sendo deixada as traças, essa diretoria de mais de 20 anos, indo atrás de sócios para comprar seus títulos por preços indecentes e ou proibindo-os de frequentá-lo, mas foi alugado ou emprestado para o basquete Campinas, não se sabe pois mesmo como conselheiros nos escondem as verdades da situação do clube.
    Festas para apadrinhados políticos PODE, mas realizar as festas comemorativas de aniversário desta ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA para o verdadeiro pontepretano sofrido e apaixonado NÃO, essas são realizadas em locais alugados e requintados para pessoas da elite, assim se acaba com a identidade dessa agremiação que surgiu pela população mais humilde.
    Essas atitudes só tem de afastar cada vez mais a TORCIDA de sua raiz, vemos esse reflexo nos dias de jogos em seu Campo, publico cada vez menor, mas os dois truck’s e os pet’s e cia lotam, pra quem isso interessa?
    Enquanto isso o time, o clube, suas unidades poliesportivas e a instituição sangram.
    Até quando iram ignorar a história desse clube Centenário ou será proposital para tentar escrever outra com outro personagem que quer ser rei.
    A PONTE PRETA É DA SUA TORCIDA E ELA SE RESPONSABILIZA PELOS SEUS ATOS.

  9. Campanha:
    Quem for Pontepretano de verdade, NAO VOTA no Tiaozinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *