O técnico Thiago Carpini enfatiza a valorização da posse de bola como um dos pilares do seu trabalho. Apesar de o time ter marcado mais de três gols apenas na largada contra a Internacional de Limeira, em relação ao domínio da bola ele não pode reclamar.
Levantamento da reportagem do Só Derbi feito em cima de dados do aplicativo Sofascore demonstra que o Guarani só teve posse de bola inferior ao oponente apenas nos confrontos diante do Santos, quando ficou com 40% e no Alianz Parque diante do Palmeiras, quando o índice fechou em 46%.
Entretanto, o Guarani não converte o dominio de bola em arremates ao gol, pois em nenhuma partida a equipe fez mais de 20 finalizações. O maior contingente de arremates aconteceu no triunfo contra o Santo André, com 17 chutes.
Em relação a eficiência, a melhor proporção aconteceu na estreia contra a Internacional, quando fez quatro gols em 12 finalizações. O Guarani tem 10 gols e está na quinta posição no ranking ofensivo. O líder é o Mirassol com 14 gols.
De acordo com Footstats, o Guarani soma 97 finalizações em oito jogos, o que dá 10,30% dos seus chutes transformados em gols. Líder geral do Paulistão com 19 pontos, de acordo com o Footstats o Santo André chutou 52 vezes para fazer 12 gols, um índice de aproveitamento de 23,07%.
Posse de bola do Guarani jogo a jogo
Contra
Internacional de Limeira: Guarani teve 52%
Santos: Guarani teve 40%
Mirassol: Guarani com 52%
Santo André:Guarani ficou com 64%
Oeste : Guarani teve 73%
Novorizontino: Guarani com 71%
Palmeiras: Guarani teve 46%
Água Santa: Guarani com 65%
Finalizações do Guarani jogo a jogo
Contra:
Internacional de Limeira: Guarani teve 12 finalizações
Santos: Guarani ficou com 11 finalizações
Mirassol: Guarani registrou 14 chutes ao gol
Santo André: Guarani teve 17 chutes
Oeste: Guarani finalizou 8 vezes
Novorizontino: Guarani chutou 15 vezes
Palmeiras: Guarani chutou 11 vezes
Água Santa: Guarani arrematou 13 chutes
(Texto e Reportagem: Elias Aredes Junior)