Nem mesmo a falta da pressão pela necessidade da vitória foi suficiente para fazer a Ponte Preta voltar a triunfar longe do Moisés Lucarelli. Em um São Januário lotado, o Vasco bateu a Macaca, por 2 a 1, e garantiu vaga na pré-Libertadores. Os comandados de Eduardo Baptista, por outro lado, terminam a competição nacional na 19ª posição, com apenas 39 pontos.
O Cruz-Maltino, mesmo com posse de bola maior e apoio da torcida, demorou a entrar no jogo. O primeiro ataque foi da Macaca. Aos nove minutos, Lucca recebeu lançamento longo e cruzou. A bola encontrou Léo Gamalho, que dominou e ajeitou para Léo Artur. O meio campista, na sequência, finalizou por cima.
A torcida carioca quase comemorou aos 22. Em jogada bem trabalhada, Nenê tabelou com Evander e arrematou com perigo. Pouco depois, o camisa 10 vascaíno dominou dentro da área e encontrou Paulinho, que bateu cruzado para Aranha espalmar. Aos 27, não teve escapatória. Na ponta direita, Yago Pikachu recebeu e mandou na cabeça de Paulinho. O garoto apareceu nas costas de Nino Paraíba para balançar as redes. Quatro minutos depois, Pikachu lançou Madson, que foi derrubado por Jeferson dentro da área. Na cobrança de pênalti, Nenê acertou a trave.
No momento em que a intensidade do adversário era grande, a Ponte Preta não teve uma penalidade marcada pelo árbitro. O zagueiro Paulão deixou o braço em Wendel, em lance aéreo – o lance foi ignorado pelo homem do apito.
SEGUNDO TEMPO:
A etapa final começou mais animada. Logo no primeiro minuto, o Vasco chegou com Evander. Em falta de longa distância, o volante arrematou com força. Aranha pulou e fez a defesa em dois tempos. O arqueiro pontepretano continuou sendo pressionado e foi obrigado a operar um milagre em finalização de Yago Pikachu.
Aos 28 minutos, após o jogo ter ficado morno, Matheus Vital ampliou depois do rebote de Aranha. Aos 43, enfim, um pênalti foi marcado para o time de Campinas, em cima de Felipe Saraiva. Na cobrança, Lucca bateu forte e descontou, no último suspiro da equipe na elite do futebol brasileiro em 2017.
FICHA TÉCNICA – Vasco 2 x 1 Ponte Preta
VASCO – Martín Silva; Madson (Eder Luís), Paulão, Anderson Martins e Gilberto; Wellington, Evander (Jean), Yago Pikachu, Nenê (Matheus Vital) e Paulinho; Andrés Ríos. Técnico: Zé Ricardo
PONTE PRETA – Aranha; Nino Paraíba, Luan Peres, Marllon e Jeferson; Wendel (Naldo), Elton, Léo Artur (Felipe Saraiva) e Danilo Barcelos (Claudinho); Lucca e Léo Gamalho. Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Paulinho, aos 27 min do 1T, Matheus Vital, aos 28 do 2T e Lucca, aos 43 min do 2T
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Cartões amarelos: Paulinho, Anderson Martins, Gilberto e Nenê (VAS); Jeferson, Lucca, Marllon, Nino Paraíba e Elton (AAPP)
Local: Estádio São Januário – Rio de Janeiro/RJ
Público pagante: 20.714
Público não-pagante: 1362
Público total: 22.076
Renda: R$ 1.178.345,00
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: CR Vasco da Gama)