Não preciso ter bola de cristal ou ser bidu para cravar que esta semana será decisiva para o futebol campineiro. O Guarani está com três pontos e duas derrotas. A Macaca tem dois pontos e uma derrota para o Corinthians entalada na garganta. Como o campeonato é de tiro curto – 12 jogos- no próximo domingo, as equipes terão disputado cinco jogos. Dos seis pontos que serão disputados, quatro terão que ser acumulados por cada uma das equipes. Caso contrario, a classificação às quartas de final ficará distante.
Na quinta-feira, o Guarani enfrentará um São Paulo atordoado pela derrota ao Santos. E pressionado pela proximidade da Pré-Libertadores com o Talleres, o tricolor paulista fará de tudo para a reabilitação. Espera-se que o Alviverde esqueça a atuação contra o Oeste e repita o que fez contra o Corinthians. O que, aliás, será um trunfo para encarar na manhã de domingo o Mirassol, que apesar da boa estrutura, não parece demonstrar confiabilidade neste inicio.
E a Macaca? Aposta todas as suas fichas para obter a vitória inicial contra o Mirassol na quarta-feira e no domingo visita o Bragantino. Nos próximos 180 minutos, o que o torcedor deseja é apenas e tão somente ver uma cara de time e a sua respectiva estrutura. Detalhe: o Mirassol tem quatro pontos em duas rodadas. Não será uma mamata aos clubes campineiros. Longe disso.
Digamos que os próximos 180 minutos sejam um desastre ao Guarani e também a Macaca. Então a sexta rodada será disputada em tons dramática e com adversários tinhosos, pois o Majestoso será palco no dia 09 de fevereiro de Ponte Preta x São Paulo (com torcida única) e no dia seguinte o Guarani recebe o Botafogo de Ribeirão Preto. E nos dias 12 e 13 de fevereiro a Copa do Brasil será o cardápio do dia, em que o Guarani vai encarar o Avenida no dia 13 às 17h e no dia anterior a Macaca jogará às 19h15 contra o Aparecidense (GO). As duas equipes jogam pelo empate para passarem a fase seguinte.
Convenhamos: seria melhor entrar no oásis de dinheiro da competição nacional com a situação tranquila e definida no Paulistão. E para isso os próximos sete dias serão decisivos. Acredite.
(análise feita por Elias Aredes Junior)