Só Dérbi, 10 anos: sem o apoio do torcedor do futebol campineiro esta marca não seria possível. Obrigado!

0
102 views

A memória é traiçoeira. Mas tudo aconteceu da seguinte forma: em agosto de 2015, o jornal Tododia precisou fazer um corte de funcionários e eu entrei na lista. Era o aprofundamento da crise no jornalismo. Cheguei a conclusão de que precisava me reinventar. Tive a ideia de fazer um site opinativo, noticioso e que tivesse Ponte Preta e Guarani como focos. Fui expor a ideia a minha amiga (aliás, uma irmã que a vida me deu) Adriana Giachini.

Na época, o seu chefe, o advogado Eduardo Surian Matias ficou tão entusiasmado com o projeto que até sugeriu seu nome: “Aqui só tem derbi”. Era outubro de 2015. Dias depois, eu fui jantar com meu amigo Leandro Ginefra, hoje comerciante. Coloquei o projeto para ele, que não teve dúvidas em apostar no sucesso da empreitada. E me deu a sugestão: “Resume isso em uma expressão: só Dérbi”. Estava definido o nome.

Entramos no ar no dia 26 de janeiro de 2016.

Não queria fazer sozinho. Acredito que bom jornalismo é feito de modo coletivo.

Por isso, convoquei meus amigos Adriana Giachini, Paulo do Valle e Julio Nascimento. Adriana continua no jornalismo em outra área. PDV brilha na Rádio Bandeirantes de SP. Júlio Nascimento é o gênio da raça no Grupo EP. Escreve bem, narra de maneira absurda e apresenta como poucos. Quer mais? Moral da história: o portal gerou frutos, como Lucas Rossafa, talvez hoje o maior especialista em mercado da bola no interior de São Paulo.

A proposta colocada em prática tinha como pilares um jornalismo esportivo critico, apartidário e independente.

Neste período, entramos em embates com dirigentes, jogadores e treinadores. Tudo para fornecer o melhor ao torcedor campineiro.

Colocamos em mente a determinação de buscar a melhoria do futebol de Campinas. Para ele encontrar caminhos interligados a modernidade, a competência e aos processos existentes nos principais centros esportivos do mundo.

Completamos dez anos. O site virou uma grife que influencia torcedores bugrinos e pontepretanos. O que é mais prazeroso é saber que o site não é ligado a nenhuma pessoa. Ele tem força por si só. Hoje, nesta segunda-feira em completamos 10 anos, eu quero agradecer a todos que apostaram e continuam crendo na ideia de um jornalismo esportivo sem firula e disposto a fiscalizar o poder e retratar a emoção do torcedor.

Que nos próximos 10 anos, o Só Dérbi tenha capacidade de ser a trincheira de resistência da prática de um jornalismo raiz, algo tão necessário atualmente, marcados por intolerância, violência e incompreensão. Vida longa ao Só Dérbi. E obrigado a você, torcedor do futebol campineiro. Sem você, essa marca não seria possível.

(Texto de Elias Aredes Junior- Jornalista fundador e responsável pelo portal Só Dérbi- Foto do texto de Diego Soares-Agência Paulistão)