Em jogo marcado pela violência e por arbitragem confusa conduzida por Péricles Bassol Pegado Cortez, a Ponte Preta perdeu por 1 a 0, em gol marcado por Luan aos 49 minutos do segundo tempo. O resultado manteve a Macaca com sete pontos e na zona intermediária da classificação. Agora, o desafio será a de buscar a reabilitação contra a Chapecoense, sábado a tarde no Majestoso.
Ninguém ignorou as dificuldades da partida. O Grêmio usou a costumeira marcação alta e todas as ações estavam centralizadas no atacante Luan, que sempre era bem assistido pelo armador Douglas. Aos 03min, Edilson executou o cruzamento, Giuliano ajeitou com o peito e Luan chutou fora. Dois minutos depois, o troco veio por intermédio de Reinaldo, autor de cruzamento e a cabeçada perigosa de Rhayner.
Com uma marcação forte e adiantada no campo de ataque, o Grêmio ainda ameaçava e aos18min, foi a vez de Luan cruzar e Everton desperdiçou.
O que ninguém esperava era a perda de Clayson por cotovelada no lateral-direito Edilson e a consequente expulsão aos 39min. Duro foi constatar a falta de critério do árbitro Péricles Bassols Pegado Cortez, que momentos antes tinha advertido com cartão amarelo uma cotovelada de Luan sobre o lateral-direito Jeferson. “Pegou aqui (a cotovelada do Clayson no Edilson), mas pegou lá também do Luan no Jeferson. O Reinaldo e Edilson já têm histórico e sempre que se encontram sai faísca. Mas isso é do futebol”, disse o centroavante Wellington Paulista antes do intervalo.
Para reforçar o auxilio de marcação no lado direito, a decisão de Eduardo Baptista foi a de tirar Cristian e a colocação de Nino Paraíba, encarregado de puxar o contra-ataque, como aos 05min, que só não virou gol graças a defesa de Bruno Grassi.
Impossivel fugir da pressão gremista e as chances surgiam aos borbotões. Aos 19min, Lincoln tabelou com Luan e este tocou forte para o gol e João Carlos agarrou no meio. Nem deu tempo para Lincoln aquecer pois foi expulso aos 26min após choque com o volante João Vittor. Mas a Macaca não teve refresco poius perdeu Renê Junior e teve que contar com a juventude de Matheus Jesus para equilibrar o setor de meio-campo. Aos 49min, porém, toda a estratégia foi por água abaixo. Após confusão na área, a bola sobrou para Luan, autor de petardo que explodiu as redes e deu números finais à partida.
(crônica de Elias Aredes Junior)
FICHA DO JOGO
Grêmio – Bruno Grassi; Edílson, Pedro Geromel, Wallace e Marcelo Hermes;
Ramiro(Lincoln) , Maicon, Giuliano e Douglas (Bobô); Everton (Batista) e Luan. Técnico: Roger Machado
Ponte Preta-SP- João Carlos; Jeferson, Kadu, Fábio Ferreira e Reinaldo;
João Vitor, Renê Júnior (Matheus Jesus) e Cristian (Nino Paraíba); Clayson, Rhayner (Gilson) e Wellington Paulista. Técnico: Eduardo Baptista
Gol: Luan aos 49 minutos do segundo tempo
Renda: R$ 463131
Público: 16.957
Cartões Amarelos: Luan, Reinaldo, Jeferson, Edilson, João Carlos, Wellington Paulista
Cartão Vermelho: Clayson, Lincoln
Juiz: Péricles Bassols Pegado Cortez
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre