O zagueiro Xandão está aprovado na parte clínica e médica. Vai defender o Guarani na Série B do Campeonato Brasileiro. Não atua há quase dois anos e muitos torcedores ficam receosos. À primeira vista eu concordo com a tese. Lógico, se o Brinco de Ouro vivesse uma conjuntura normal. Não está.
Sem recursos para fazer investimentos vultosos na formação da equipe, os responsáveis pelo departamento de futebol profissional possuem uma margem de manobra muito estreita. Percebe-se que eles querem lançar aos poucos as revelações das categorias de base e nesta arena que é a Série B é algo muito arriscado.
Coloque um novo adendo: Diego Giaretta e Ferreira decepcionaram no Campeonato Paulista. Erraram em alguns lances capitais. Não é o caso de descartá-los mas buscar entender o que levou a esse rendimento ruim. Enquanto isso é preciso de um Plano B caso ocorra necessidade.
Convenhamos: em forma, Xandão, com seu estilo de força e bom aproveitamento no jogo aéreo poderá ser útil. Pode demorar para entrar em forma? Concordo. Mas é um risco consciente e que não há como fugir diante do atual quadro.
É o ideal? O torcedor desejava um outro tipo de contratação? Até concordo. Mas por enquanto pensar de modo racional e com pés no chão é a única saída para que o Guarani primeiro busque os 45 pontos e depois pense em algo maior.
(Elias Aredes Junior)