Setembro de 2015. Após surpreender o Santos no Majestoso, a Ponte Preta embalou vitórias contra Goiás, Fluminense e Atlético-PR. Esta foi a última vez que a Macaca somou 12 pontos de 12 disputados, ou seja, conquistou quatro vitórias consecutivas. Mas na quarta-feira, no Barradão, a equipe de Gilson Kleina terá a oportunidade de repetir o feito quase dois anos depois diante do Vitória. Após uma fase ruim e de pressão sobre a comissão técnica, a resposta veio em campo. Vitórias contra Coritiba, Atlético-PR e Sol de América.
Além da classificação para as oitavas de final da Sul-Americana, o time saltou da 16ª posição para a metade da tabela no Brasileirão. Teve uma folga forçada no final de semana em decorrimento do trágico falecimento de João Braga, filho de Abel, técnico do Fluminense, mas uma vitória na quarta-feira pode deixar o time batendo na porta do G6 e com um jogo a menos em relação aos adversários. Mas, além disso, Kleina comemora estabilidade no comando da equipe.
Essa é a segunda vez na temporada que a Ponte Preta embala três vitórias consecutivas. A outra ocasião foi na sequência entre o término da primeira fase do Paulistão com as quartas de final da competição. E detalhe: o time era comandado por Kleina. Vitórias contra São Bento, Palmeiras e Santos para dar moral na campanha finalista no estadual.
Pode-se dizer que a boa fase está voltando por conta do momento vivenciado por Lucca. O atacante realizou 38 jogos e marcou 20 gols com a camisa da Macaca em menos de sete meses. Foram cinco gols marcados nos últimos três jogos – aproveitamento de 100% da equipe. Ele guardou uma vez contra o Coritiba e duas vezes contra Atlético-PR e Sol de América, respectivamente.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)