Principal apoiadora do Guarani, a fornecedora de material esportivo Topper pode deixar de patrocinar alguns times do futebol brasileiro. Insatisfeita com os baixos índices de venda de uniformes no mercado nacional, a empresa estuda a rescisão do contrato com alguns clubes, mas tem vínculo válido com o Guarani até o fim de 2020.
De acordo com pessoas envolvidas nas conversas, ainda não há definição sobre o futuro da empresa, que está no Guarani desde 2017. Topper e o time de Campinas conversam para definir o melhor rumo para a parceria, mas a permanência é o mais provável. O vínculo, porém, não está totalmente assegurado. O compromisso não tem valor fixado, apenas em caso de acessos nas divisões que disputa, além de royalties e materiais.
A fornecedora passará por uma redução drástica de seus parceiros e, inicialmente, deve manter o acordo em rol com Atlético-MG, Botafogo e Remo, times que mais geram lucros para a empresa. Equipes como Guarani, Goiás e Paraná só vão continuar se aceitarem a redução na distribuição do volume de material fornecido, o que afetaria no valor de patrocínio, mas não aparece como empecilho para a direção bugrina.
Vale lembrar que em diversos momentos na Série B de 2017, o Guarani utilizou materiais da Joma, antiga patrocinadora, principalmente para a comissão técnica e o casaco de alguns atletas. Para não mostrar o emblema do antigo fornecedor, fitas pretas foram utilizadas para esconder o nome da empresa e não causar novos problemas. O enxoval completo deveria ter sido entregue até a segunda quinzena de maio, mas só ocorreu com atraso de dois meses.
Enquanto tenta resolver os problemas extracampo, o Guarani inicia a temporada de 2018 nesta quarta-feira. O time de Umberto Louzer enfrenta o Oeste, em Barueri, na primeira rodada da Série A2 do Campeonato Paulista.
Em nota publicada às 14h50, o Guarani assegura que o clube e nem a BR Sports, detentora da marca, não planejam qualquer tipo de rompimento. O Só Dérbi mantém as informações publicadas.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento/foto: GuaraniPress- atualizado às 15h)