O dérbi está de volta. Depois de cinco anos em divisões diferentes do futebol paulista e nacional, Ponte Preta e Guarani se reencontram. Para relembrar a história centenária e desfrutar de fatos curiosos, o site oficial da Alvinegra reuniu dados interessantes a respeito do principal clássico do interior do país.
Por determinação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), as partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro serão disputadas com torcida única pela primeira vez na história. O histórico recente de confusões no extracampo envolvendo as organizadas motivou as autoridades a adotar tal estratégia.
De 1912 para cá, foram realizados 190 jogos oficiais entre os campineiros – o primeiro duelo teria ocorrido em 1911, mas ninguém sabe o resultado. Além disso, por falta de dados comprobatórios, não são computados dois jogos de 1913, que teriam sido vencidos pela Macaca, segundo assessoria de imprensa. Pela contagem, são 62 vitórias da Ponte, 62 foram empates e 66 triunfos alviverdes.
Outra curiosidade é que apenas três pontepretanos tiveram o privilégio de marcar três vezes em um único dérbi: Átis, Weldon e o argentino Darío Gigena. No lado alvinegro, o jogo de 1981 ficou registrado na memória do torcedor, na decisão do primeiro turno do Campeonato Paulista. Em um Majestoso lotado, o time da casa venceu por 3 a 2 e garantiu vaga na final estadual.
O maior período de invencibilidade da Alvinegra foi de 16 jogos, entre 27 de junho de 1979 e 2 de setembro de 1984: oito vitórias e oito igualdades. Nos últimos cinco embates, apenas uma derrota, em abril de 2012.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Ponte Press)