Pesquisa mostra que Botafogo (SP) tem mais torcida que Ponte Preta e Guarani. A luta é para evitar a irrelevância?

0
1.627 views

Toda vez que é publicada uma pesquisa de opinião pública sobre o tamanho das torcidas em Campinas, em São Paulo e no Brasil, sempre é acompanhado de controvérsia e reclamação. O Jornal O Globo iniciou nesta terça-feira a publicação de uma série de reportagens baseados em um levantamento feito pelo IPEC para aferir qual o tamanho de cada time no Brasil.

Como o Brasil tem 212 milhões de habitantes, podemos dizer que o maior contingente é de quem não tem torcida. O Flamengo tem aproximadamente 46 milhões de torcedores ( em números absolutos) enquanto que o Corinthians está com mais de 32 milhões de adeptos. O São Paulo contabiliza 17 milhões de torcedores enquanto que o Palmeiras conta com um contingente acima de 15 milhões. O Santos, por sua vez, está com 4,6 milhões. Mas o que assusta é que 26% dos entrevistados não tem time nenhum. São 57 milhões de brasileiros.

A celeuma criada foi a partir da citação do Botafogo de Ribeirão Preto com 0,3%. Um clube de Série C acima de Ponte Preta e Guarani. Muitos, mas muitos não aceitaram o resultado. Uma indignação presente em bugrinos e pontepretanos.

Penso que ao invés de repudiarmos a pesquisa devemos nos debruçar e estudar sobre o que diz o levantamento. Utilizar os números para buscar melhorias no futebol campineiro. Vamos lidar com a realidade: os times grandes de São Paulo e os gigantes europeu tomaram Campinas…E os dois clubes não acompanharam os ventos da mudança.

Quando existiu uma política para fomentar o crescimento das duas torcidas? Quando existiu uma política de médio e longo prazo para atacar para valer a debilidade das arquibancadas.

Não podemos ignorar: o futebol de Campinas está morrendo.Caminha para a irrelevância. Ou algo é feito de relevante ou a extinção é logo ali.

A pesquisa você pode conferir aqui

(Elias Aredes Junior- foto de Thomaz Marostegan-Guarani F.C)