Com Majestoso interditado, Ponte pode perder até 30 mandos de campo

0
964 views

O que o torcedor pontepretano esperava, infelizmente, aconteceu: o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a interdição do Estádio Moisés Lucarelli nesta quarta-feira. A medida foi tomada depois do presidente da instituição, Ronaldo Botelho Piacente, analisar os vídeos, relatos e imagens da partida do último domingo, quando a queda alvinegra foi sacramentada com a derrota para o Vitória.

Baseado no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o clube de Campinas foi denunciado por infração ao artigo 211 “deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização” e ao artigo 213 “por não prevenir e reprimir desordem, invasão e lançamento de objetos”. Como este último item tem três incisos (cada um tem punição de dez jogos), há chances de a Macaca perder até 30 mandos de campo.

O impedimento é por tempo indeterminado e vale para qualquer torneio. Isso significa que a Macaca pode iniciar o Campeonato Paulista, na metade de janeiro, atuando longe dos seus domínios. O Majestoso só será liberado a partir do momento em que a Ponte comprovar que o local tem condições – e estrutura adequada – para realizar os jogos com a segurança necessária ao público presente. O pedido é embasado no artigo 119 do CBJD.

Além disso, os comandados de Eduardo Baptista não terão o apoio dos torcedores no compromisso diante do Vasco da Gama, em São Januário. Os ingressos não serão disponibilizados pelo fato do presidente do STJD entender que há um iminente risco de violência.

Como fica a situação do placar do jogo? E a de Rodrigo?

Rodrigo também esteve na pauta do STJD. O ex-capitão pontepretano foi enquadrado no artigo 258 do CBJD por “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva” e pode render suspensão de uma a seis partidas”. A pena, no entanto, não será cumprida pelo time campineiro, uma vez que o atleta já foi liberado e não defende mais as cores alvinegras – tem vínculo até o final de 2018.

O órgão também negou o pedido para a não homologação do jogo diante do Vitória. Assim, não foi definido se o placar será de 3 a 2, como de fato aconteceu durante os 83 minutos, ou 3 a 0, o que beneficiaria o saldo de gols do Leão para fugir do rebaixamento.

(texto e reportagem de Lucas Rossafa)