A Ponte Preta é o time mais indisciplinado do Campeonato Paulista de 2018. Em apenas cinco rodadas disputadas no Estadual, a Macaca já contabiliza 18 cartões amarelos e uma expulsão. Atrás dela, vem o Red Bull e o Santos, que somam 16 e 15 amarelos recebidos, respectivamente. O Palmeiras, na contramão, tem apenas seis amarelos e é o mais disciplinado.
Ao longo das cinco primeiras rodadas do Paulistão, os jogadores pontepretanos foram os que mais deram trabalho aos árbitros. Dos 18 cartões, Orinho, João Vitor, Ronaldo, Marquinhos, Silvinho e Felippe Cardoso levaram apenas um. Receberam dois cartões os jogadores Renan Fonseca, Jeferson e Luan Peres. Marciel e Tiago Real levaram três e já cumpriram suspensão.
Com a expulsão de Felippe Cardoso logo na estreia contra o Corinthians, a Macaca logo subiu para a primeira posição de time indisciplinado. A equipe de Eduardo Baptista é líder isolada como a que mais cometeu faltas. São 91 infrações anotadas em cinco rodadas contra 90 de Mirassol e Bragantino.
A marca característica foi herdada da negativa campanha do Campeonato Brasileiro. Além de rebaixada, a Ponte Preta terminou a última competição nacional como time que mais levou cartões vermelhos e amarelos, com destaque para o número recorde de nove expulsões durante a temporada.
(texto e reportagem: Júlio Nascimento)