O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) arquivou a denúncia do Náutico em relação à possível escalação irregular da Ponte Preta na Copa do Brasil e o clube de Campinas continua na competição. A Macaca esteve representada pelos advogados Giuliano Guerreiro e João Felipe Artioli, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Guerreiro, diretor jurídico da Macaca, disse que viajou até à capital carioca para proteger a instituição no processo de acusação pernambucano. “Estivemos diretamente com o Procurador Geral para que pudéssemos apresentar a defesa escrita, de forma pessoal e com clareza. Explicamos toda cautela e precaução para escalar os dois jogadores. Bem fundamentada a defesa, tivemos êxito. Não esperávamos outro resultado no julgamento. A justiça foi feita mais uma vez”, afirmou, em entrevista à Rádio Bandeirantes de Campinas.
O lateral-direito Igor Vinícius e o atacante Júnior Santos, autor de um dos gols da vitória alvinegra sobre o Timbu no Moisés Lucarelli, foram os alvos da acusação – foram alternativas pelo Ituano, ainda na primeira fase, contra o Uberlândia. Entretanto, antes de colocar a dupla à disposição do técnico Doriva, o Departamento Jurídico recebeu um feedback positivo a respeito da escalação.
“A Ponte Preta contratou os dois jogadores do Ituano e sabíamos, por meio do Departamento de Registros, que estiveram inscritos pelo mesmo torneio. Eles foram opções no banco de reservas, não entraram na partida e sequer foram penalizados com cartão. No caso do Léo, outra contratação, foi diferente. Ele atuou pelo clube de Itu e não pôde jogar. Tínhamos duas situações distintas envolvendo três reforços. Enviamos uma representação escrita à CBF solicitando que fosse dado legalidade para que escalássemos. Ela nos deu autorização e sinalizou pela condição de jogo. Esta foi a nossa cautela. Com isso, resolvemos colocá-los em campo”, explicou.
Sem elementos suficientes para comprovar a tese do clube de Recife, a Alviengra continua no torneio mata-mata. O adversário das oitavas de final é o Flamengo: o primeiro embate entre campineiros e cariocas está agendado para a próxima quarta-feira, 02 de maio, no Moisés Lucarelli, às 19h30.
(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Ponte Press)