A atual edição do Campeonato tem sido utilizada como palco para a recuperação técnica e emocional do lateral-esquerdo Reinaldo e do zagueiro Fábio Ferreira, elogiados publicamente pelo técnico Eduardo Baptista nos últimos jogos da Ponte Preta.
Os números comprovam a boa fase dos atletas. Nas atuações apuradas pelo Só Derbi nas oito rodadas do Brasileirão, o ex-lateral de São Paulo e Sport tem média de 6,68. A melhor performance foi diante do Palmeiras, quando teve nota 8,5. Os confrontos contra Corinthians, América (MG) e Flamengo foram aqueles com desempenho mais decepcionante, pois recebeu nota 5,5 em todos. Reinaldo tem 23 jogos com a camisa da Macaca e três gols anotados.
Fábio Ferreira, por sua vez, aproveitou uma brecha de Douglas Grolli para assumir a titularidade da zaga a partir da terceira rodada. Sua melhor atuação foi na vitória contra o Atlético Paranaense, quando anotou seu primeiro gol com a camisa alvinegra e recebeu nota 7 do Só Dérbi. O pior desempenho foi na derrota para o Flamengo, quando ficou com nota 4. Sua média está em 5,8.
Cada um desembarcou no estádio Moisés Lucarelli com traumas a serem superados. Fábio Ferreira, após ser revelado pelo Corinthians, amargou rebaixamentos com o próprio clube paulista e com a camisa do Criciúma. Apesar do revés, o seu contrato com o time catarinense foi renovado em 2015 e posteriormente rescindido para vestir a camisa da Ponte Preta.
Reinaldo, por sua vez, quer esquecer os tempos decepcionantes vividos no São Paulo, quando era perseguido pela torcida, seja nas arquibancadas ou pela internet. Por enquanto, o início tanto de Reinaldo como de Fábio Ferreira mostram que o passado está prestes a ser esquecido.
(texto e reportagem: Elias Aredes Junior)